A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

08/07/2010 07:50

Queima controlada proibida em MS a partir de segunda

Redação

O uso de fogo para limpeza de áreas de pastagens e de plantio estará proibido em Mato Grosso do Sul no período entre 12 de julho, a próxima segunda-feira, e 30 de setembro. Na região do Pantanal, a proibição da chamada queima controlada vai até o dia 30 de outubro.

As queimas controladas já autorizadas, mas não realizadas, ficam suspensas, assim como novas autorizações.

A medida foi estabelecida em resolução conjunta do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, publicada hoje no Diário Oficial do Estado.

Todos os anos, o uso do fogo para limpar áreas é proibido nesta época por causa da estiagem, que aumenta os riscos de incêndios florestais.

Neste ano, que está bastante seco, o risco está maior ainda. O veto, segundo explica a resolução, considera a previsão climatológica e dos ventos para este ano.

Autorizado - A proibição não vale para a queima de canaviais, como método despalhador e facilitador do corte de cana-de-açúcar em unidade agroindustrial; queima de palhada resultante da colheita mecanizada de sementes, em caráter excepcional; a queima controlada utilizada nos cursos de capacitação promovidos pelas entidades membros do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul.

Nestes casos, porém, é preciso ter autorização, emitida pelas Prefeituras Municipais ou pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), conforme o caso.

As queimas controladas já autorizadas, mas não realizadas, ficam suspensas, assim como novas autorizações.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions