ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Resultado de eleição para diretores será oficializado até o fim do dia

Flávia Lima | 03/12/2015 13:19
Aluna vota na escola Joaquim Murtinho, na manhã desta quarta-feira. (Foto:Marcos Ermínio)
Aluna vota na escola Joaquim Murtinho, na manhã desta quarta-feira. (Foto:Marcos Ermínio)

Os resultados referentes a eleição para diretores de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, ocorrida nesta quarta-feira (2) será oficializado até o final da tarde desta quinta-feira (3), segundo a gestora da Coordenadoria de Gestão Escolar do Estado, Fátima Martins.

Ela explica que a apuração aconteceu na noite de quarta-feira, logo após a votação, encerrada às 20 horas. Pelo regimento, as escolas tem 24 horas para encaminhar os resultados através de ata para a SED (Secretaria de Educação do Estado).

No entanto, conforme Fátima, os votos foram contabilizados e a maioria das escolas já alimentou o sistema de dados com as informações. Funcionários da SED mantiveram plantão até a meia-noite para sanar dúvidas e acompanhar a transmissão de dados.

"O que falta agora é conferir os dados finais para oficializar o resultado. Ainda estamos recebendo os relatórios", diz. Dados como o total de eleitores e escolas que efetivamente participaram das eleições devem ser conhecidos até o final da tarde, segundo Fátima. Quanto ao pleito, ela disse que não houve incidentes e o processo aconteceu dentro da normalidade.

Ela ressalta que a rede conta com 360 escolas nos 79 municípios, mas calcula que 286 participaram do processo porque em algumas unidades a eleição para diretor não é obrigatória, caso dos centros de educação profissional, onde os ocupantes dos cargos de direção são escolhidos via indicação.

Também há escolas onde não houve interesse de professores em concorrer ao cargo. Nessa situação, Fátima explica que a SED tem até seis meses para realizar a eleição apenas nessas unidades. O total de escolas nessa situação, assim como as que tiveram chapa única, também será conhecido no fim do dia. 

Aos candidatos eleitos, Fátima disse que a SED já está solicitando a documentação necessária que comprova a aptidão ao cargo. Nas escolas onde não houve interessados ao cargo de adjunto, o ocupante será escolhido pelo diretor eleito.

A eleição dos diretores foi marcada por polêmica, já que pelo menos 17 ações foram impetradas na Justiça por professores reprovados na prova obrigatória que dava direito a participação no processo. A expectativa é que a eleição levasse às urnas 492.649 eleitores entre pais de alunos, alunos e funcionários.  

Nos siga no Google Notícias