ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Retrospectiva 2011

Para pacientes graves, justiça foi chance de sobrevivência em 2011

Aline dos Santos | 31/12/2011 16:36

Pela lógica, problemas graves de saúde deveriam ser questões médica, mas, em 2011, a justiça foi chance de sobrevivência

Família de Filipinho recorreu três vezes à justiça em busca de tratamento. (Foto: Simão Nogueira)
Família de Filipinho recorreu três vezes à justiça em busca de tratamento. (Foto: Simão Nogueira)

Pela lógica, problemas graves de saúde deveriam ser questões médica, mas, em 2011, a justiça foi chance de sobrevivência para muitos. Em maio, uma liminar judicial obrigou a prefeitura de Campo Grande a pagar CTI (Centro de Terapia Intensiva) em um hospital particular para Ana Maria de Paula da Silva, de 30 anos.

A paciente estava na Santa Casa e entraria em uma fila com outras 17 pessoas que esperavam por uma vaga no CTI do hospital. Apesar da liminar, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informava que não conseguia achar leito para internar a paciente.

A família pagou uma taxa de R$ 200 e levou um oficial de cartório até o hospital, que documentou que o Hospital do Pênfigo tinha três vagas para internação no CTI. Somente então a transferência foi feita.

“A parte mais difícil foi a resistência das pessoas em cumprir a determinação da justiça. Cada hora colocavam uma dificuldade, mesmo com a liminar nas mãos”, relatou, à época, o advogado Sílvio de Almeida Silva, cunhado da paciente. Somente a estadia no CTI custava R$ 4 mil por dia.

A história teve final feliz. Passados sete meses, Ana Maria está recuperada. “Ela ficou quinze dias no CTI, mais dois dias no hospital e depois teve alta. Hoje, está bem”, conta o cunhado.

A luta por Filipinho - Em outubro, a imprensa apresentou a Mato Grosso do Sul o drama de um menino de 3 anos, o Filipinho. Ele sofre de histiocitiose de células Langer Hans, doença que afeta vários órgãos, de forma semelhante ao câncer.

Com saúde frágil e mais suscetível a infecções, o menino tem o tamanho de uma criança de dois anos. Para ele, a esperança atende pelo nome de Clorafabine, remédio usado em casos semelhantes.

Na busca pelo medicamento, a família recorreu três vezes à justiça. A decisão favorável veio em novembro. No primeiro processo, um mandado de segurança, a Justiça Federal se considerou incompetente para julgar o caso, e enviou para a Justiça Estadual, onde foi rejeitado, sob o argumento principal de que o tipo de ação impetrada foi errada.

Na terceira ação, na Justiça Federal, a família obteve a ordem judicial para que o Ministério da Saúde comprasse o remédio. Neste meio tempo, a solidariedade chegou primeiro. Dez das 30 doses foram importadas, graças à doação do pecuarista Antônio Moraes dos Santos. Também foi criado um site na internet para receber doações.

Com o medicamento assegurado pela justiça, a vida trouxe mais uma batalha para o menino. Ele precisou viajar aos Estados Unidos fazer consulta com a equipe responsável pela pesquisa de utilização do medicamento.

Lá, foi feita uma biópsia para verificar se o menino tem condições de receber o remédio, há possibilidade de ele ter que fazer um transplante de fígado. Quem quiser colaborar pode acessar

Nos siga no Google Notícias