ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Reunião tenta solução para caos em hospitais públicos

Redação | 26/05/2010 15:57

Autoridades do setor de saúde de Campo Grande e do Estado e representantes dos hospitais públicos se reuniram nesta tarde para buscar soluções à superlotação do setor de terapia intensiva na cidade.

A situação é considerada grave, a ponto de a Santa Casa ter determinado que pacientes do interior em estado grave não sejam mais encaminhados ao hospital, diante da situação caótica no Pronto Socorro adulto.

O secretário de Saúde de Campo Grande, Leandro Mazina, informou que algumas decisões já foram tomadas, para equacionar o problema na urgência e emergência de Campo Grande.

Ele confirmou que o quadro se deve á vinda de muitos pacientes do interior para a Capital, situação que se repete ano após ano.

A reunião teve a presença de diretores da Santa Casa, do Hospital Regional, do Hospital Universitário, da Central de Regulação de Vagas do Estado, e das secretarias estadual e municipal de Saúde. Conforme o secretário, já foram definidas medidas, que ele não detalhou.

O Campo Grande News apurou que dois pacientes devem ser transferidos da Santa Casa para um hospital particular para abrir novas vagas.

Aviso - A direção do hospital, em ofício com data de 21 de maio, afirma que, caso doentes do interior continuem sendo encaminhados à Santa Casa, "pacientes graves ficarão dentro de ambulâncias, no pátio do hospital, até que a situação de lotação do pronto socorro seja contornada".

Cópias do ofício foram enviadas à Central de Regulação de Vagas do Estado, aos Bombeiros e ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O Siems (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem) denuncia que esse quadro de deficiências não é recente e que, frequentemente, pacientes são mantidos com respiradores manuais, devido a falta de leitos de terapia intensiva.

Nos siga no Google Notícias