ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Santa Casa compra máquina para fracionar medicamento

Redação | 08/10/2009 11:20

A Santa Casa de Campo Grande adquiriu uma máquina para fracionar medicamentos. A compra do equipamento está inserida na reforma do setor de farmácia, que teve início dia 05 de outubro.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a mudança deverá gerar economia média de 45% nos custos. Com a reforma, os pacientes internados na Santa Casa receberão doses personalizadas de medicamentos.

Para individualizar a entrega em todos os leitos, a Santa Casa automatizou o processo de separação dos medicamentos, que até então era feita manualmente.

O equipamento permite o fracionamento automático de cápsulas e comprimidos em embalagens apropriadas, que conservam as propriedades originais dos fármacos, conforme a assessoria.

A embalagem fracionada já sai do equipamento com informações como lote, validade, nome do medicamento, princípio ativo, código de barras, entre outras, julgadas pertinentes pelo responsável técnico, impressa permanentemente e de forma legível.

A partir de agora a aquisição dos medicamentos será a granel e não mais como embalagem hospitalar. A próxima obra na Unidade Funcional Farmácia será a construção da unidade de dispensação unitária de líquidos e soluções, que deverá gerar uma economia de pelo menos 65% para a Santa Casa.

Para o hospital, esta é uma importante forma de combater o desperdício e reduzir o tempo gasto pelas equipes de enfermagem com tarefas medicamentosas.

Nos siga no Google Notícias