ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Sejusp pede ao Ministério da Justiça 21 cadeias para MS

Redação | 29/01/2010 15:49

Mesmo sem divulgar a data, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) garante ter encaminhadado por meio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) ofício ao Ministério da Justiça solicitando a construção de 21 cadeias públicas em Mato Grosso do Sul.

Reportagens publicadas desde a semana passada pelo Campo Grande News mostram a situação precárias de delegacias por todo o Estado, que abrigam presos por falta de estabelecimentos prisionais adequados.

O pedido feito pela Secretaria prevê 17 unidades masculinas e quatro femininas, para a Capital e os municípios de Dourados, Ponta Porã e Corumbá.

Ainda não foi informada previsão orçamentária para a construção das unidades. Segundo o Depen, em três dos municípios já existem projetos arquitetônicos e áreas disponíveis para a edificação.

O secretário Wantuir Jacini, da Sejusp, alega que a falta de vagas no sistema prisional não é problema somente no Estado, mas em todo o País. O déficit de vagas em MS é de 5,3 mil, e no Brasil é de 200 mil.

Polêmica - A falta de vagas e as condições precárias das cadeias e presídios de MS têm gerado polêmica nas últimas semanas.

Há 15 dias, a 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determinou a libertação de cerca de 300 presos de Dois Irmãos do Buriti que deveriam estar em regime semi-aberto.

A razão da soltura foi que eles estavam em regime fechado por falta de estabelecimento penal adequado para a pena a que tinha direito.

No entender do Judiciário, eles não poderiam continuar presos naquelas condições e por isso foram mandados para cumprir pena em regime domiciliar.

Nos siga no Google Notícias