Semestre só terá um feriado e população espera ter menos prejuízo

No segundo semestre deste ano, a população de Campo Grande só terá um feriado durante a semana, justamente o próximo, quando se comemora o aniversário da cidade, no dia 26 de agosto. Os outros vão cair no sábado e domingo. Os comerciantes ficaram contentes com o calendário, já que terão menos prejuízos.
Neste semestre os feriados de 11 de outubro (Divisão do Estado) e 15 de novembro (Proclamação da República) irão cair em um sábado, já as datas de 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 02 de novembro (Finados) irão ser celebrados no domingo. Além do aniversário de Campo Grande, 26 de agosto, que será na terça-feira, apenas o Natal (25 de dezembro), que se diferencia dos demais, será durante a semana, em uma quinta-feira.
Para os servidores públicos, estes benefícios serão maiores, já que no dia 28 de outubro, na data de comemoração da classe, irá cair em uma terça-feira. Este ano (2014) foi atípico, pois além dos feriados que já estavam previstos, também houve a Copa do Mundo no Brasil, que mudou o horário de trabalho de vários segmentos.
Prejuízo – O mototaxista Ricardo da Silva, 25 anos, afirmou que para sua profissão quanto menos feriados melhor, já que nestes dias o público é reduzido, e acaba gerando prejuízo para o final do mês. “O número de feriados já está bom, dependendo da data nem compensa trabalhar, o que nos atrapalha bastante”.
A vendedora Sabrina Crispin Paiva, 35, ponderou que já existem muitos feriados na cidade e isto só faz ela perder fregueses. “Para mim não agrada feriado, pois trabalho independente destas datas, além disso já tivemos muitas folgas com a Copa do Mundo, a cidade não pode parar”, apontou.
A cozinheira Eva de Lurdes Sandim, 40, ressaltou que o brasileiro não precisa de mais feriados e que na sua concepção o ideal era diminuir os que já existem. “No serviço fazemos trocas, quando não trabalhamos normal, não faz diferença alguma”.
O pedreiro André Rodrigues, 44, lembrou que nestes dias os trabalhadores perdem dinheiro, apesar que muitos gostam de parar durante a semana para ter um descanso. “O brasileiro já se acostumou com esta folga, se diminuir (feriados) irão reclamar”.
Já o servente Michael Oliveira, 17, ficou chateado quando descobriu que todos estes feriados serão no final de semana. “Quanto mais feriados melhor, principalmente quando emenda, pois abre espaço até para viajar”.