ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Senai e Sindivest iniciam cursos de serigrafia em unidade móvel

Edmir Conceição* | 08/09/2011 07:49

Até o mês de outubro serão realizados cinco módulos na Escola Móvel de Serigrafia do Senai de São Paulo

A FatecSenai Campo Grande e o Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) iniciaram, em parceria com o Sebrae/MS, dois de um total de seis cursos de serigrafia na Escola Móvel do Senai de São Paulo. A unidade móvel está estacionada no pátio da FatecSenai onde estão sendo realizados os cursos de preparador de tela para serigrafia e de desenvolvimento de matriz serigráfica.

Segundo o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, os cursos foram demandados pela indústria de confecção. “A intenção é mostrar que na serigrafia há possibilidade de criar produtos com diferencial na parte de designe e manipulação de tintas e acessórios, obtendo assim maior valor agregado”, declarou.

Ele também destacou que a Escola Móvel do Senai de São Paulo vai ficar em Campo Grande até o dia 27 de outubro e após esse período as dez empresas participantes da capacitação também receberão consultoria. “Tudo com vistas a melhorar a qualidade do serviço”, reforçou.

Os cursos - O instrutor do Senai de São Paulo, Alexandre Ribeiro, lembrou que no total são dez alunos por curso e que a Escola Móvel tem condições de treinar o aluno para que desempenhe qualquer função no segmento da serigrafia. “Aqui na Escola Móvel temos equipamentos como impressora semiautomática, pinça pneumática, prensa disposição, berços e mesa de impressão, entre outros equipamentos”, disse.

Alexandre Ribeiro lembrou ainda que o curso de preparador de tela para serigrafia tem duração de 32 horas-aulas e é realizado no período da tarde, enquanto o de desenvolvimento de matriz serigráfica é realizado à noite e tem duração de 40 horas-aulas. As indústrias do Estado também necessitam de cursos de silkscreen têxtil, quadricromia, preparados de tela para serigrafia, impressão serigráfica e serigrafia básica.

Alunos - Para o auxiliar de serigrafia Elison Timoteo Regis Delmondes, 30 anos, o treinamento é uma forma de se aperfeiçoar na área. “Tem algumas coisas que ainda não sei como esticar quadro, medir tamanho, os nomes das tintas e no curso eu poderei aprender mais sobre essas questões”, disse.

Já o cortador de tecidos Rogério Gomes de Lima, 38 anos, acredita que é uma oportunidade de conhecer outra profissão. “O mercado está crescendo e quem tem conhecimento se destaca, estou atento ao curso e me interesso também por essa profissão”, analisou.

(*) ~Com informações do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

Nos siga no Google Notícias