ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Sesau lança plano para atender cerca de mil indígenas

Redação | 12/11/2009 17:25

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) lançará amanhã um plano de atenção básica voltado para os índios de Campo Grande. O lançamento está previsto para as 14h desta sexta-feira no Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano).

O secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o prefeito Nelsinho Trad (PMDB), lançam o plano de trabalho em reunião com os conselhos municipais de Saúde e de Saúde Indígena.

Segundo o órgão, oficialmente, 3.065 índios vivem na Capital. No entanto, o número real deve ser de aproximadamente 8 mil índios.

Após a assinatura, o plano será encaminhado ao Ministério da Saúde e, a partir da publicação no Diário Oficial da União, a prefeitura dará início ao processo de admissão de profissionais para atender os bairros com maior concentração de indígenas na Capital.

Os Centros Regionais de Saúde dos bairros Tiradentes, Noroeste, Vida Nova e Indubrasil serão reforçados com a contratação de médicos, dentistas, auxiliares dentistas, enfermeiros, agentes de saúde indígenas e assistentes sociais.

Mandetta ressalta que todos os profissionais serão capacitados para atender as necessidades particulares das populações indígenas. No caso dos agentes de saúde, serão priorizados indígenas na contratação, bem como nas outras áreas, em que houver profissionais formados nos respectivos setores.

O custeio dessas contratações e da implementação do plano será feito via convênio com a Funasa, que repassará R$ 46,4 mil ao mês, em um total de R$ 556,8 mil. O convênio tem duração de um ano.

Nos siga no Google Notícias