ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

TCE faz auditoria para traçar diagnóstico da saúde em MS

Redação | 31/03/2009 16:11

O TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) iniciou ontem uma auditoria para avaliar o desempenho operacional no setor de saúde, que recebe anualmente 12% do orçamento do Estado. O objetivo da ação é apontar se existem problemas de gestão na área, que enfrenta problemas graves, como a suspensão de cirurgias eletivas no maior hospital do Estado, a Santa Casa de Campo Grande.

A secretária de Estado de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi, já foi comunicada pelo conselheiro-relator Osmar Ferreira Dutra que a equipe de auditores do TCE/MS, formada pelos servidores Ricardo Ferreira Arruda, Faraó Vieira de Matos, Elenira Aparecida Ribeiro e Márcia Dolores de Oliveira Amorim, fará o trabalho no órgão.

Em entrevista ao Campo Grande News, o coordenador da Unidade de Trabalho de Auditoria Operacional, Ricardo Ferreira Arruda, explica que a auditoria deve levar um ano para ser concluída. O processo entrou ontem na primeira, de quatro fases, que é o levantamento de dados. Na sequência, os auditores farão o planejamento, execução e, por último, o resultado é apresentado à apreciação do tribunal.

Somente depois de apurar todos os problemas da saúde, a equipe definirá qual a área passará pela auditoria. A seleção depende da abrangência e do montante de recursos destinados. Por considerar este critério, não é descartada a possibilidade da investigação ser feita na atenção básica.

Arruda esclarece que, embora a análise seja baseada na destinação de recursos, o procedimento não trata do orçamento. "O objetivo é apontar problemas relacionados à gestão", enfatiza.

Arruda ressalta que a equipe de auditoria já concluiu e enviou para o Ministério Público Especial o resultado da auditoria de desempenho operacional realizada pela primeira vez pelo TCE/MS, na área da educação, no ano passado. O principal foco deste trabalho foi a avaliação dos resultados do projeto de formação continuada nos cursos ministrados.

Um evento de âmbito nacional será realizado em Brasília, no dia 27 de abril, para apresentar a conclusão das auditorias na área de educação com a participação dos presidentes, conselheiros e auditores dos TCs, além de parlamentares, representantes dos Ministérios e Secretarias do Planejamento e Educação.

A auditoria operacional é considerada uma das ferramentas mais eficientes de controle social da função administrativa do Estado e faz parte das ações prioritárias do Promex (Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo).

Este tipo de trabalho ajuda a decidir a boa aplicação de recursos públicos, fornece informações acerca dos progressos dos programas, projetos, atividades e ações governamentais e oferece informações referentes à satisfação da coletividade na implementação dos programas sociais, segundo a assessoria de imprensa do TCE/MS.

Diagnóstico

Nos siga no Google Notícias