ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Temporal no interior de SP causou apagão em 10 Estados

Redação | 11/11/2009 11:10

Um temporal no interior do São Paulo causou o apagão na noite dessa terça-feira em 10 Estados do País.

"Houve uma frente [fria] muito forte, com ventos e chuvas muito fortes, concentradas em Itaberá", disse o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, em entrevista coletiva, conforme o site G1.

De acordo com reportagem do Uol, três linhas de transmissão foram afetadas. Duas que ligam Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, em São Paulo. E uma que liga Itaberá à subestação de Tijuco Preto, também em São Paulo.

"Itaberá é uma subestação importante. Uma ocorrência ali causou essa situação. Se for logo confirmado que foi a partir de Itaberá, facilita a análise", declarou Zimmermann.

Segundo o G1, Zimmermann também afastou a possibilidade de o problema ter sido causado por alguma sabotagem.

Zimmermman destacou, porém, que as causas do apagão ainda não foram exatamente definidas. A origem do problema deverá ser apresentada em reunião marcada para às 17h, no CNOS (Centro Nacional de Operação do Sistema Elétrico).

"Foi uma perturbação. Agora, se faz uma análise bastante aprofundada da área com o Operador Nacional do Sistema. O ministro determinou ontem a convocação emergencial do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que será realizada hoje às 17h", disse Zimmermann, conforme noticiado pelo G1.

"Há todo um esforço do setor para analisar as causas e tomar as medidas necessárias para minimizar esse tipo de situação", completou.

Sem adiantar a causa exata, o secretário-executivo apontou que o problema, a princípio, teria ocorrido após o sistema acionar mecanismos de defesa.

"Todo o sistema de transmissão cria uma situação que pode fazer o circuito desarmar uma linha e não causar nada. Nesse caso, tivemos três simultaneamente. O sistema para se proteger aciona uma série de mecanismos de proteção para salvaguardar. Prova disso é que quatro horas depois você tinha toda a carga religada no Brasil", destacou.

Imagens de radar mostram raios (em azul) e chuva na região de Itaberá (SP), às 22h15 de terça-feira (10) (Foto: Radar do Simepar)

Reprodução G1.com.br

Reprodução G1.com.br

Nos siga no Google Notícias