ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Tipo específico de malária, comum na África, apresenta resistência a medicamento

Amanda Cieglinski, da Agência Brasil | 27/04/2012 09:00

Brasília – Um estudo, divulgado na publicação de saúde Malaria Journal, mostra que o mosquito transmissor da malária na África apresenta, em testes de laboratório, resistência a medicamentos fortes disponíveis. O alerta dos especialistas é que há ameaças de perda de eficácia dos tratamentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 655 mil pessoas morreram em 2010 por malária, que é a quinta principal causa de morte nos países subdesenvolvidos.

Especialistas britânicos observaram que o parasita Plasmodium falciparum resiste ao Artemeter (medicamento utilizado no combate à malária). Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 28 pacientes contaminados. Em 11 casos, houve resistência ao medicamento.

Os pacientes examinados contraíram a doença durante viagem a países africanos. A região que mais sofre com a malária é a África Subsaariana. Para os pesquisadores, a resistência ao tratamento foi causada por mutações genéticas no parasita, transmitido por picadas de mosquitos infectados.

O parasita Plasmodium falciparum é responsável por 90% das mortes por malária. Na África Subsaariana, ocorrem 90% das mortes por malária ocorridas anualmente em todo o mundo. Em Moçambique ontem (26), foi localizado o corpo do brasileiro Marcelo Tosin Furlanneto, de 23 anos, em Lamego, na província de Sofala, na região central do país.

A suspeita, segundo os investigadores, é que Furlanneto tenha morrido em decorrência de complicações causadas pela malária. De acordo com amigos do brasileiro, ele se queixou de dores de cabeça nos dias anteriores à sua morte. O corpo dele deve ser transportado amanhã (28) para o Brasil.

Nos siga no Google Notícias