ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

TJ manda Governo mudar forma para calcular adicional

Redação | 17/11/2009 13:46

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) determinou ao Governo do Estado a mudança no cálculo do adicional por tempo de serviço dos agentes penitenciários. 77 servidores ganharam na Justiça o direito de receber a gratificação com base em toda a remuneração.

O julgamento da ação declaratória foi concluído ontem pela 3ª Turma Cível. Segundo o advogado dos servidores, Eloi Oliveira da Silva, o valor a ser pago é considerável, mas somente cálculos definirão o valor do precatório.

Conforme o advogado, o Governo deverá implementar a mudança no cálculo na folha de pagamento a partir de agora, já que foi a ação transitou em julgado. Neste caso, os servidores terão aumento considerável nos vencimentos.

Na ação, eles questionaram a Lei 2.157/2000, que passou a prever o cálculo do adicional por tempo de serviço sobre o salário base. Eles argumentaram que tinham o direito adquirido, já que a Lei 1.102/90 prevê o cálculo sobre o vencimento integral.

Para o relator do processo, desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho, se os apelantes adquiriram o direito à percepção do adicional por tempo de serviço na vigência da lei anterior, evidente que o referido adicional deve continuar a ser calculado nos exatos termos estabelecidos nas transcritas regras, sob pena de violação aos princípios do direito adquirido e da irredutibilidade de vencimentos.

Desta forma, a 3ª Turma Cível, por unanimidade, afastou as preliminares e, no mérito, condenou o Estado ao ressarcimento dos servidores e ao pagamento de honorários advocatícios estipulados em 5 mil reais.

Nos siga no Google Notícias