ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

UEMS vai assinar cinco convênios durante expedição até portos do Chile

Nyelder Rodrigues | 25/08/2017 22:22
UEMS vai assinar cinco convênios durante expedição até portos do Chile
UEMS vai firmar convênios no trajeto da Rila (Foto: Divulgação)
UEMS vai firmar convênios no trajeto da Rila (Foto: Divulgação)

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) é uma das participantes da expedição da Rila (Rota de Integração Latino-americana) rumo aos portos do Chile e, no trajeto, irá firmar parcerias com outras instituições de ensino de cidades que farão parte do Corredor Bioceânico.

Liderada pelo reitor Fábio Edir dos Santos Costa, a equipe da UEMS conta também com o assessor de relações internacionais Ruberval Maciel e do coordenador do Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território, Roberto Paixão.

Eles vão assinar convênios com cinco universidades estrategicamente localizadas ao longo da rota. No Chile, os convênios serão firmados com a Universidade de Antofagasta e com a Universidade do Norte do Chile.

Na Argentina, as parcerias serão oficializadas com a Universidades Nacional de Jujuy e Universidade Nacional de Salta. Já no Paraguai, o convênio será estabelecido com a Universidade Nacional de Assunción.

"Os convênios serão importantes não só para a UEMS, na medida em que abrirá possibilidades de intercâmbio e mobilidade para nossa comunidade acadêmica, mas também para a viabilização da rota em si", frisa Fábio Edir.

Ele ainda completa que serão muitas as demandas. "Estudos de viabilidade ambiental, social e turístico, entre outros, poderão ser atendidas a partir da atuação coordenada destas universidades", destaca.

O percurso entre Mato Grosso do Sul até a região portuária do Chile será feito em 30 caminhonetes dotadas de moderno sistema de navegação e comunicação. Um dos participantes da expedição é o Campo Grande News. A viagem começou nesta sexta-feira (25) e o retorno deve acontecer no dia 3 de setembro.

Nos siga no Google Notícias