ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Vacinação contra a gripe não atinge 50% do público alvo no Estado

Aliny Mary Dias | 15/05/2014 10:03
Campanha em Campo Grande está prevista para terminar amanhã (15) (Foto: Marcos Ermínio)
Campanha em Campo Grande está prevista para terminar amanhã (15) (Foto: Marcos Ermínio)

Programada para ser encerrada na última sexta-feira (9) e prorrogada pela baixa cobertura, a campanha de imunização contra a Gripe A imunizou 47,18% da meta de 574,7 mil doses em Mato Grosso do Sul. A orientação do Ministério da Saúde é que as cidades só encerrem a campanha quando atingirem 80% da meta, mas na Capital a expectativa é que a ação termine amanhã (16).

Os dados do Sistema de Informação do PNI (Programa Nacional de Imunizações) apontam que 271.192 mil pessoas que compõem os grupos de risco da campanha foram vacinadas no Estado. Na semana passada, antes de decisão de prorrogar a ação, haviam sido aplicadas 206.086 mil doses. Com o aumento, a cobertura vacinal passou de 35,78% para os 47,18% divulgados até esta quinta-feira (15).

Em Corumbá, distante 444 quilômetros da Capital e cidade onde três pessoas morreram vítimas da doença, a imunização saltou de 42,63% da semana passada para 64,74%. Na cidade foram aplicadas 14,7 mil doses de uma meta de 22.845 mil pessoas.

A cidade do Estado com maior cobertura vacinal até agora, segundo o Ministério da Saúde, é Bandeirantes, distante 70 quilômetros de Campo Grande, com 98,97% do público de risco vacinado.

Campo Grande – Os dados da Capital não estão atualizados e o último balanço divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) aponta que 86 mil pessoas foram vacinadas na cidade, o equivalente a 52%.

Os números disponíveis no PNI, segundo o setor de imunização da Capital, só serão atualizados após o fim da campanha, programado para amanhã. Conforme a assessoria de comunicação da SES (Secretaria de Estado de Saúde), os municípios atualizam os dados conforme a demanda e, por isso, em alguns casos o número real de cobertura só é divulgado após o fim da campanha.

Precisam receber a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Nos siga no Google Notícias