ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Bate Papo Empreendedor

Os princípios opostos complementares

Heitor Castro | 06/01/2022 08:30

A vida é produto da interação de dois princípios opostos complementares:

Masculino e feminino.

O nosso modelo de gestão tradicional — comando e controle — foi muito inspirado pelo princípio masculino, algo que deu muito certo enquanto o mercado permitia essa filosofia de comando e controle.

Hoje, em tempo de instabilidade e incerteza, a gestão precisa muito mais do princípio feminino para funcionar como um sistema vivo, sensível e adaptativo.

O motivo? Eu explico.

O ideal seria colocar massivamente o princípio feminino na gestão do negócio, com mais mulheres na liderança das empresas e como consequência "mais" princípio feminino nas decisões.

O fato é que o princípio feminino usa a intuição, é realista, tem a visão do todo! E por esse motivo é ágil para ler os mais diversos cenários, fazer diagnósticos e reagir; é integrador, interativo e criativo.

Todos nós, homens e mulheres temos as duas competências do masculino e feminino, porém o predomínio do princípio masculino em nossa cultura, favoreceu a competição e não a cooperação, a razão e não a intuição, a fragmentação e não a integração.

E hoje isso não funciona mais.

O modelo de gestão comando e controle precisa evoluir para fazer a empresa continuar viva e adaptativa, por isso é preciso unir os dois princípios, para funcionarem igualmente o tempo todo: pragmático e idealista, os dois em um.

Funcionar como nós, nosso cérebro por exemplo tem as duas competências distribuídas nos dois hemisférios, um é mais racional o outro é mais intuitivo, um vê as partes o outro vê o todo, um usa mais a palavra o outro mais a imagem, um analisa o outro sintetiza.

Quando esses dois hemisférios estão igualmente ativados se cria uma tensão positiva, nem racional nem intuitivo e sim criativo. E a verdade é que esse é o nosso projeto original de fábrica, a natureza é assim.

Mas a nossa cultura predominou o hemisfério esquerdo que comanda o lado direito do nosso corpo, por isso a nossa cultura “destra”.

Todo o prestígio é o destro, destreza é o que faz direito, é o correto. A força da cultura destra é tão forte que quando uma pessoa usa bem as duas mãos é chamada de ambidestro e não de ambicanhoto por exemplo, e que é o mesmo desprestígio sobre o princípio feminino no modelo de gestão comando de controle.

Quando o modelo de gestão põe o pé no chão ele cria uma saudável tensão entre os opostos, razão e intuição ao mesmo tempo, inovação e conservação ao mesmo tempo, longo e curto prazo ao mesmo tempo.

O que essa tensão significa? Significa que a empresa desenvolveu a competência do equilíbrio dinâmico, uma negociação permanente entre os dois princípios para encontrar a solução adequada para aquela circunstância, para aquela hora, pragmatismo idealista, idealista pragmático sempre em movimento.

Quando a gestão evolui de máquina para sistema vivo, portanto, capaz de inovar e conservar ao mesmo tempo, seu nome muda de comando e controle para — organizações ambidestras —.

Essa é a revolução necessária para sobreviver no mundo vivo, instável e inovador — biomimética.

Masculino e feminino, hemisfério direito e esquerdo, yin e yang, corpo e alma…

A ideia? Compreender que precisamos dos dois para ter vida e criatividade, com o objetivo de funcionar como um sistema vivo e literalmente dançar conforme a música.

Nos siga no Google Notícias