A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018


05/12/2018 10:09

O constante aprimoramento jurídico

Dr. Celso Philbois
O constante aprimoramento jurídico

A frase “nunca deixarei de estudar” é promessa constantemente jurada e reafirmada ao longo de toda a nossa graduação em Direito, e, devido a sua importância, precisa ser uma realidade na vida de todo aquele que é apaixonado pelas ciências jurídicas. Entrar no mercado de trabalho ou ser aprovado no “concurso dos sonhos” deve ser apenas o início de uma grande carreira como jurista.

Em sintonia com isso, a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, faz parte da vanguarda no tocante ao aprimoramento das pesquisas na área jurídica, contando com o Instituto de Direito e História (IDH) que possibilita à comunidade a extensão internacional dos saberes técnicos. O núcleo intitulado IDH traz, por meio de cursos de pós-graduação e de mestrado, uma nova visão acadêmica globalizada do Direito, essencial para a atuação dos profissionais na atualidade que anseiam por se aperfeiçoar, em um eterno movimento em direção ao melhor do que podemos ser como aplicadores, estudantes e intérpretes do Direito.

Em seus quase dez anos de existência, o IDH teve e tem a honra de, constantemente, trazer grandes juristas de renome mundial a esta capital. Doutrinados na envergadura de Michele Taruffo (Universidade de Pavía-Itália), Jordi Ferrer Beltrán (Universidade de Girona-Espanha), Pierluigi Chiassoni (Universidade de Gênova-Itália), Adrian Sgarbi (PUC-RJ) entre outros grandes ícones.

Em 2019, novas turmas serão formadas de modo a proporcionar aos alunos de mestrado o amplo conhecimento necessário sobre garantismo e processo penal e também acerca dos fundamentos da responsabilidade civil.

O Instituto de Direito e História possui convênio com a Universidade de Girona, na Espanha, representando um laço essencial em busca da internacionalização do conhecimento jurídico, o qual garante um intercâmbio com profissionais da Alemanha, França, Espanha, Portugal e EstadosUnidos da América, e oportuniza o estudo aprofundado das diversas áreas do Direito para magistrados, promotores, procuradores, advogados e acadêmicos, que buscam, no estudo jurídico e no aperfeiçoamento dos saberes técnicos, as soluções para as demandas da sociedade.

O IDH já formou 7 turmas no Master “Fundamentos da Responsabilidade Civil”, e 5 turmas no Master “Garantismo e Processo Penal”, especializações que capacitam com maestria os profissionais nas tendências mais modernas dos fundamentos normativos dessas áreas.
Vejam os depoimentos de dois de nossos alunos:

- Mesmo já possuindo o título de mestre, ter cursado o Máster em Processo Penal e Garantismo foi uma das melhores experiências que tive em minha caminhada acadêmica. Professores de primeira grandeza como Michele Taruffo, ícone do direito processual italiano, professor Jordi Ferrer, uma das maiores autoridades do mundo em direito probatório, professora Carmen Vázquez, e suas incomparáveis lições sobre prova pericial, professor Adrian Sgarbi, um dos maiores conhecedores dos clássicos da teoria do direito, certificam a qualidade do curso. Sem falar na Universidade de Girona, considerada uma das melhores da Europa. Vale a pena aproveitar dessa oportunidade ímpar e ao nosso alcance na cidade de Campo Grande. (Amilcar Carneiro, Promotor de Justiça no Estado de Mato Grosso do Sul. Mestre em Direito Processual e Cidadania pela Unopar. Mestre em Processo Penal e Garantismo pela Universidade de Girona. Doutorando em Direito, Justiça e Cidadania no século XXI pela Universidade de Coimbra).

- Para mim, o IDH abriu um novo horizonte de possibilidades no que diz respeito ao conhecimento jurídico. Tive acesso a professores que, no Brasil, são as ‘referências das referências’, ou seja, eu e minha turma, pudemos ‘beber direto da fonte’. Por isso sou muito grato ao Celso e ao IDH.

Em minha vida ressoa lição de Rui Barbosa, em sua Oração aos Moços: “Estudante sou. Nada mais. Mau sabedor, fraco jurista, mesquinho advogado, pouco mais sei do que saber estudar, saber como se estuda, e saber que tenho estudado”.

Por isso, recomendo o Mestrado da Universidade de Girona a todos os colegas da Advocacia, para que nunca deixemos de aprimorar nossos conhecimentos jurídicos. (Henrique Lima, advogado e mestre em direito pelo convênio IDH e Universidade de Girona)

Enfim, conheça mais nosso Instituto, acesse www.idhdireito.com

O constante aprimoramento jurídico

Celso Philbois

Diretor do Instituto de Direito e História. Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional. Ex-Secretário de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.

imagem transparente
Busca

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.