ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

De olho na TV

Emissoras de rádio não investem na inovação

Reinaldo Rosa | 01/11/2013 09:00

DORMINDO DE TOUCA – Programar músicas dos anos 80 em rádios espalhadas pelo Brasil é uma constante; e audiência certa. Em Campo Grande, o Baú da Mega virou febre e, de imediato, concorrentes passaram a copiar este tipo de programação. A miopia de gerentes de emissoras não os deixam ver que musicais flash back não proporcionam audiência apenas aos domingos. Fazer o quê, né?

SEM PARTIDARISMOS – Ao menos no noticioso de TV reina paz entre governo estadual e municipal, em Campo Grande. No Repórter MS, da TV Brasil Pantanal, foi exibida matéria sobre mutirão de prevenção à dengue, promovida pela Secretaria de Saúde do município. Ponto para Maria Ângela Yule e equipe.

DIA D – Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou que o acesso de emissoras de Amplitude Modulada à faixa de FM está aprovado e que ‘a mudança dependerá de cada empresário'. Resumo; a compra de equipamentos necessários à transformação ficará por conta (e risco) dos portadores da concessão oficial. A partir do dia 7 próximo.

ELOS FLÁCIDOS – Com sete dias de antecedência, ainda não se vê nenhum tipo de veiculação de mensagem alusiva ao Dia do Radialista. A falta de sintonia do sindicato correspondente com a classe patronal (que adora apenas o lado econômico do rádio) certamente contribuirá para que o dia passe como uma onda. Não hertziana.

REZE PELO PATRÃO – Mesmo com programações baseadas na mesmice (pra não dizer pífias) empresários de comunicação nutrem certa distância de seus comandados; considera-os substituíveis a qualquer tempo. O fascínio que a profissão de radialista provoca na camada jovem mantém a classe em total desunião.

MESMO DESEMPREGADO – Sem surpresas. A classe – incluindo jornalistas- é desunida por natureza. Capacitados radialistasestão fora do ar por falta de visão de empresários da comunicação e, ao mesmo tempo, evitam gestos de contrariedades explícitas, pois sabem que o mercado é escasso e, -quem sabe, se Deus quiser- um dia poderão ser aproveitados em suas funções. Comportamento geral.

NOTÍCIA REQUENTADA – O comodismo editorial impede que jornalistas não se municiem de informações para enriquecimento de pautas. Matérias que foram ao ar – na falada, televisada e escrita - sobre o Projeto Centro-Oeste Competitivo, não fizeram alusões sobre o fato de o mesmo ser cópia fiel do Mercoeste, tão alardeado há quase dez anos atrás, na Fiems.

SALVE O RADIALISTA – Como forma de homenagear estes profissionais e a quem se propõe abraçar este importante instrumento de elo de pessoas com o mundo, vai uma dica (alçada de bate papo entre pessoas do meio). Para saber o que é – verdadeiramente - o significado do rádio, sintonize no Youtube: Hélio Ribeiro – eu sou o rádio. Aula de comunicação gratuita ministrada pelo maior comunicador de rádio de todos os tempos. Sem exagero.

BOLA DENTRO – Helen Palmer em Correio Feminino, lançado no Fantástico nesta semana, é algo de bom para um noticioso que tenta manter-se na posição que sempre ocupou. Por sua sofisticação poderá não ter a mensagem entendida por parcela de espectadores mais chegada a pautas de fácil digestão.

FALA POVO – “Gente que coisa mais chata é o programa MS Urgente, da TV Guanandi. Se era ruim ficou pior ainda, o apresentador está perdidinho. Abraços”. Edimar Nogueira

FALA POVO II – “Queria ver se (tarifa do transporte coletivo) tivesse aumentado cinco centavos. E desde o início do ano, já são 15 centavos de redução. Não sei, às vezes, como funciona a cabeça das pessoas. Parece que querem reclamar de tudo mesmo”. Paulo Miranda

SALVE ASPEZI – Saudade do (Luiz Humberto) Aspezi. Realmente músicas, melodias, letras, estilo pop rock, nacional, internacional, românticas, sambas, sertaneja com letras que inspiravam; uma MPB fantástica. Pena que, hoje, as rádios parecem compradas por alguns poucos. Você está numa emissora, enjoa e muda (de estação). ... (o que) termina em uma, começa na outra; muito estranha essa forma de fazer rádio hoje em dia. Parabéns”. Loadir Aparecida Silva

Nos siga no Google Notícias