ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

As eleições nos EUA impactarão mais que a brasileira?

Mário Sérgio Lorenzetto | 08/09/2020 06:46
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um furacão atingiu quase todas as democracias ocidentais após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Pela primeira vez uma voz isolada derrotava os partidos políticos e assumia o mais importante trono da terra que construiu a democracia moderna. O individualismo é a marca diferencial de Trump, acima de qualquer outra característica. E essa marca foi referencial para dezenas de políticos na quase totalidade dos países ocidentais. "Somos do partido do eu sozinho", os partidos foram esmagados de norte a sul do hemisfério ocidental. À partir de Trump, o Brasil, Inglaterra, Polônia, Hungria, e dezenas de outras democracias foram levadas à copiar o criador do voluntarismo militante que conduz ao poder. Não há como negar, as eleições presidenciais norte-americanas serão vitais para o futuro político do Brasil. Em caso de derrota de Trump, o bolsonarismo perderá seu referencial, viverá tão somente da velha política de sempre. O inverso é verdadeiro. Caso Trump consiga a reeleição, o bolsonarismo se verá fortalecido.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem elege quem? Os prefeitos e Bolsonaro.

O presidente Bolsonaro depois de afiançar a todos que não participaria das eleições municipais brasileiras, dá a entender que não será bem assim. Pelo menos no Rio de Janeiro, cidade decisiva para o futuro eleitoral de seus príncipes-herdeiros, Bolsonaro subirá no palanque. Também começou a subir no palanque paulistano. Não pode permitir que Dória continue a manobrar com dois canhões: o municipal (que vale mais que qualquer canhão estadual) e o do Estado de São Paulo. Mas a interrogação permanece para as outras capitais: Bolsonaro estará nos palanques? Afinal, os candidatos a prefeito contam algum voto para as eleições presidenciais de 2022? A resposta tende a um sonoro "não". Bolsonaro não depende de prefeitos. As exceções são apenas São Paulo e Rio de Janeiro. Todavia, estão esquecendo de Curitiba. A capital paranaense pode se tornar um tormento por ser a da República da Lava Jato. Ou melhor, a República de Moro.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Moro e Lula mostram as unhas, mas não tem garras.

Como ficam as três populosas capitais nordestinas? Salvador, Recife e Fortaleza são fontes importantes de votos petistas. Ou eram? Observem as reações à “Carta à Nação“ lançada por Lula no 7 de setembro. O silêncio foi a marca distintiva que melhor respondeu ao lançamento da candidatura (proibida) para 2022. Tal como as diminutas carreatas pró-Lava Jato (pró-Moro) no domingo. A política é feita com barulho, com estrépito. O silêncio é seu pior inimigo. A política exige a coragem tacanha e malvada das brigas de rua, e não a coragem vaga das cargas de cavalaria. A política é a arena dos vícios, não das virtudes


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Biden continua à frente de Trump.

Uma série de pesquisas após as convenções democrata e republicana mostraram Joe Biden à frente do presidente Trump por algo entre sete e dez pontos percentuais. Antes das convenções e com o crescimento do movimento negro, as pesquisas mostravam uma diferença de sete a doze pontos percentuais. Os melhores analistas norte-americanos acreditam que essa pequena possível perda de Biden se deve à maior relevância da convenção de Trump. A jogada de pela primeira vez na história levar a convenção para as escadarias da Casa Branca surtiu mais efeito com os republicanos, que estão contra Trump, e foram à convenção democrata apoiar publicamente (e com dinheiro) o candidato democrata. E é com dinheiro - muito dinheiro - que se faz campanha nos EUA. Biden anunciou o levantamento de US$364 milhões em agosto, quebrando todos os recordes de arrecadação da história das eleições norte-americanas. A campanha de Trump não poderia anunciar a arrecadação e efetivamente nada disse a respeito. O principal temor da campanha de Biden é a continuidade e a escalada extremista do movimento negro. A campanha de Trump teme o dinheiro dos bilionários republicanos que passaram a apoiar Biden.

Nos siga no Google Notícias