ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

As mulheres preferem homens machistas, por quê?

Mário Sérgio Lorenzetto | 24/09/2018 07:00
As mulheres preferem homens machistas, por quê?

Se um homem se oferece para ajudar uma mulher com sua mala pesada ou abre a porta do carro do lado onde ela está, o que ela deve fazer com a oferta? É um ato inócuo de cortesia? Ou é um insulto sexista à força e competência feminina? Cientistas descrevem esse comportamento como "machismo benevolente". Entendem que as mulheres não deveriam aceitar tais gestos. Mas as pesquisas estão revelando um paradoxo: as mulheres preferem os homens que se revelem machistas benevolentes em detrimento daqueles que não o fazem. Como isso pode estar acontecendo? Alguns dizem que as mulheres não estão vendo que são enfraquecidas pelos gestos do machismo benevolente. Estão sendo enganadas pelo seu tom lisonjeiro. Outros vão além: afirmam que o machismo benevolente é pior que o machismo truculento porque seria insidioso, "lobos em pele de cordeiro". A resposta parece estar na evolução. Esses comportamentos do machismo benevolente são atraentes porque sinalizam a disposição de um parceiro potencial de investir recursos em uma mulher e em seus filhos.

As mulheres preferem homens machistas, por quê?

O que o machismo benevolente realmente sinaliza?

Esse conceito foi desenvolvido pela primeira vez em 1996. Os criadores argumentaram que o machismo nem sempre é abertamente hostil. Dessa forma, eles argumentaram, puxar um móvel na casa ou carregar uma sacola de supermercado pesada, é considerar as mulheres como menos competentes e mais fracas. Eles subestimam sutilmente a igualdade. Segundo esses estudos, as mulheres que aceitam esse comportamento tornam-se cada vez mais dependentes dos homens para obter ajuda. Elas estariam mais dispostas a permitir que os homens lhes digam o que podem e o que não podem fazer, são menos ambiciosas e não se saem tão bem no trabalho. Se tudo isso for verdade, porque elas preferem os machistas benevolentes? A resposta está na "Teoria do Investimento Parental". Enquanto os homens conseguem se reproduzir com sucesso, só fornecendo poucas células sexuais, as mulheres só têm sucesso reprodutivo com imensos esforços na gravidez e lactação. Durante grande parte da história humana, a capacidade da mulher escolher um parceiro que fosse capaz e estivesse disposto a ajudar nesse processo - com a força física ou a do dinheiro - aumentaria seu sucesso reprodutivo. a evolução, portanto, moldou a psique feminina para preferir parceiros cujas características e comportamentos revelam a disposição para investir. O físico musculoso ou a carteira grande sempre indicaram que ele possui essa habilidade.

As mulheres preferem homens machistas, por quê?

A pesquisa que corroborou a vantagem dos homens benevolamente machistas.

A Iowa State University e a Vrije Universiteit Amsterdam, realizaram uma pesquisa com 700 mulheres de vários graus de feminismo, entre 18 e 73 anos, em cinco experimentos onde os homens se expressavam oferecendo um casaco no frio ou ajudando no transporte de caixas pesadas. As participantes avaliaram a atratividade do homem. A disposição para proteger, fornecer e comprometer bem como sua probabilidade de ser paternalista. As respostas confirmaram que as feministas percebem que os homens machistas são mais propensos a prejudicar suas parceiras. Mas a pesquisa também descobriu que essas mesmas mulheres percebem esses homens como mais atraentes, apesar das potenciais armadilhas.

Nos siga no Google Notícias