ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Cientistas por profissão, pseudocientistas por atração

Mário Sérgio Lorenzetto | 14/11/2021 07:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Imaginamos que o cientista é uma pessoa racional que aplica os mesmos critérios de sua atividade profissional em todos os âmbitos de sua vida, inclusive quando vai comprar o pão. Todavia, há notáveis exemplos de cientistas que se tornaram pseudocientistas quando estudaram outras áreas que não fossem a que os tornaram famosos. Chamam de "enfermidade do Nobel" pois, entre eles, há muitos vencedores desse prêmio.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Newton, entre profecias e dragões.

No século XVII, a ciência ainda andava de fraldas. Não era incomum encontrar cientistas que acreditavam naquilo que hoje chamamos de pseudociência. Newton é o mais famoso dessa época. Era um estudioso do ocultismo. Acreditava na magia. Não à toa, John Maynard Keynes, o definiu como "o ultimo mago". Issac Newton ia bem além, dizia que Deus o escolhera para interpretar as profecias ocultas na Bíblia. Também patrocinava um trabalho de classificação dos dragões que imaginava viver nos Alpes.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Linus Pauling e a medicina ortomolecular.

O legado de Linus Pauling para a ciência é tão imponderável que custa destacar só um de seus estudos. Sua visão para conectar a física quântica com a química e esta com a biologia o fez merecer o Nobel de Química de 1.954. E não parava aí, em 1.962, ganhou o Nobel da Paz. Não há lista dos maiores cientistas da história que não leve seu nome. Mas ele também passou para a história como um dos mais célebres membros da comunidade dos pseudocientistas. Nos anos 40, começou a fazer experiências com suplementos de vitamina. Em 1.968, surpreendeu publicando na revista Science, um artigo que garantia que as enfermidades mentais ocorriam devido à falta de vitaminas. A moda da ingestão de comprimidos de vitamina - vigente até hoje - surgiu, em parte, devido a suas ideias. Dentre outras besteiras, garantia que a vitamina C curava câncer. Também propugnava a medicina ortomolecular, amplamente desacreditada pela ciência, mas que também encontra guarida em uma diminuta elite econômica.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Francis Crick e as sementes alienígenas.

A herança genética deixou de ser um mistério em 1.953 graças aos achado da estrutura do DNA, trabalho de James Watson e Francis Crick. Por desgraça, nenhum dos dois escapou de ideias pseudocientíficas. Watson se distinguiu promessas ideias racistas. Crick era defensor da "panspermia dirigida", a teoria de que a vida na Terra foi plantado deliberadamente por uma civilização alienígena. Mas, décadas depois dessa besteira, moderou seu discurso com o descobrimento do RNA, que atuaria como uma enzima, facilitando o aparecimento de vida no planeta.

Nos siga no Google Notícias