ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Crac! Por quê os joelhos e outras articulações estalam?

Mário Sérgio Lorenzetto | 19/06/2019 06:30
Crac! Por quê os joelhos e outras articulações estalam?

Donald Unger é um médico californiano. Ele decidiu estalar os dedos da mão esquerda duas vezes ao dia durante mais de meio século para comprovar se existiam evidências de degeneração nas articulações vinculadas a esse costume. As radiografias a que se submeteu não mostraram nenhum dano nem diferenças quanto à funcionalidade em ambas mãos. Isso lhe permitiu demonstrar a inverdade de um mito recorrente que associava estalar os dedos com enfermidades como a artrose. Essa é uma ladainha herdada que todas as crianças ouviram de seus pais e avós que não guarda nenhuma veracidade científica.

Crac! Por quê os joelhos e outras articulações estalam?

Por quê ocorrem os cracs?

Um apoio subindo as escadas, crac no joelho. Um estiramento para pegar uma lata de ervilhas na despensa, crac no cotovelo. Flexão para recolher papel do solo, crac no tornozelo. Virar a cabeça em um cruzamento, crac no pescoço... São situações cotidianas a que associamos um ruído muito característico. Mas, por quê ocorre e o que é esse som de nossas articulações?
São ruídos fisiológicos normais. Há pessoas mais propensas que outras, mas isso não significa que estejam sofrendo algum dano interno. Após um crac, é necessário algum tempo para que volte a ocorrer, precisa de uma espécie de período de recarga e isso impede que possamos decidir o momento exato em que podem aparecer. Os estalos são a consequência de um fenômeno denominado "cavitação" - a vaporização de um líquido pela redução da pressão, durante seu movimento. Entre os ossos das articulações há um líquido chamado "sinovial", que se encarrega de lubrificar esses ossos para que não ocorra fricção entre eles, que os desgastaria. Esse líquido sinovial libera uma série de gases que provocam pequenas bolhas que explodem.

Crac! Por quê os joelhos e outras articulações estalam?

Os exercícios físicos diminuem os cracs.

O líquido sinovial é um óleo. Se encarrega de engraxar as engrenagens para que funcionem com fluidez. Os exercícios físicos fazem com que as articulações produzam mais lubrificante, o que não só é benéfico como diminui a frequência dos cracs. Esses estalos costumam ser mais frequentes depois de períodos de repouso prolongado. Bastam longos minutos com as pernas paradas em um carro ou em frente de um computador para que os cracs apareçam em profusão. Às vezes são necessários. Fazem com que as pessoas se sintam mais elásticas, mais soltas e rápidas.

Crac! Por quê os joelhos e outras articulações estalam?

Há estalos que merecem cuidados médicos.

A quase totalidade dos estalos não merecem preocupação alguma. Mas, há outros que devem levar a um médico. O mais típico estalo que deve ser medicado é o que imita o som de lenha na fogueira. Esse som indica que há fricção entre os ossos - provavelmente por falta do líquido sinovial ou por causa da redução da cartilagem articular. Esse crepitar de lenha na fogueira corresponde a um aumento de quatro vezes das possibilidades de vir a padecer de artrose.

Nos siga no Google Notícias