ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Há 50 anos Che Guevara respirava pela última vez

Mário Sérgio Lorenzetto | 11/10/2017 08:05
Há 50 anos Che Guevara respirava pela última vez

Che Guevara foi capturado na manhã de domingo, no dia 8 de outubro. Um grupo de jovens soldados que falavam aimará, quéchua e guarani fora treinado para ir à frente do batalhão boliviano e de agentes norte-americanos. Esses soldados, usando roupas civis, retornaram ao comando da operação na noite do sábado. Dão a informação ao capitão Gary Prado de que um camponês lhes mostrou uma área chamada "La Quebrada del Yuro", onde estavam escondidos os guerrilheiros. O capitão cerca a Quebrada del Yuro às 19 horas. No domingo pela manha começa o tiroteio. Nessa operação Che é ferido na perna esquerda. Um tiro entre o joelho e o tornozelo. Nada muito sério para um homem de 39 anos de idade e acostumado a viver em matos e florestas. Che Guevara é preso junto com o guerrilheiro boliviano Simeon Cuba Sarabia, de codinome Willy. Os demais estavam mortos. Che Guevara diz no momento da prisão: "Não atirem que sou o Che. Eu valho mais do que morto para vocês". O levam à escola do povoado denominado La Higuera.
Che usava uma bolsa de couro, grande, de cor clara. Dentro havia um diário com os meses escritos em alemão, mas a descrição das atividades eram em espanhol, de próprio punho do mais famoso guerrilheiro de todos os tempos. Foram encontradas em sua bolsa uma série de fotografias da família, , medicamentos para a asma e livrinhos de códigos para entrar em contato com Cuba por rádio amador. Mas ele nada transmitia a Cuba pois os cubanos lhe deram um transmissor quebrado. Che era pró-China e Cuba dependia da União Soviética. Muitos acreditam que o Che teria sido enviado à Bolívia para morrer por lá e não criar um conflito aberto na ilha de Fidel.

Há 50 anos Che Guevara respirava pela última vez
Há 50 anos Che Guevara respirava pela última vez

A decisão de matar Che Guevara.

Há uma rápida conversa entre o agente cubano da CIA, Félix Rodríguez, e o coronel boliviano Centeno Anaya. O agente da CIA recebera ordens para levar vivo Che Guevara ao Panamá e estava aguardando a chegada dos helicópteros que fariam o primeiro transporte. Todavia, o coronel boliviano recebera ordens expressas do Presidente boliviano e de seu Comandante das Forças Armadas para matar Che Guevara. O agente da CIA cede. Ouve do coronel Anaya: "Você têm até as duas horas da tarde para interrogá-lo. E as duas horas você pode executá-lo da maneira que quiser porque sabemos o dano que fez para seu país [Cuba]".
Che parecia um mendigo. As roupas estavam surradas, sujas. Não tinha botas, eram uns pedaços de couro amarrados nos pés. O cabelo estava ensebado. O agente da CIA lhe comunica a morte: "Comandante, sinto muito, é uma ordem superior". Che entendeu que a ordem era para matá-lo e disse: "É melhor assim. Eu nunca deveria ter caído prisioneiro vivo. Tirou o cachimbo que fumava e pediu ao agente: "Quero dar este cachimbo para um soldado boliviano que se portou bem comigo". O agente guardou o cachimbo que iria para um sargento e não para o soldado escolhido por Che. O da CIA perguntou: "Quer algo para sua família?" Ele respondeu: "Bem, se puder diga a Fidel que logo verá uma revolução triunfante na América. Se puder, diga para minha mulher se casar de novo e tentar ser feliz". Essas foram suas últimas palavras. Ele pensou que levaria um tiro naquele instante e se afastou um pouco. Uma rajada curta e Che estava morto. Era uma e quinze da tarde. Há, ainda, um detalhe interessante na conversa entre o membro da CIA e o guerrilheiro. Che explicou que virou presidente do Banco da Nação, o banco do governo comunista, por um erro de entendimento. "Você sabe como cheguei a presidente do Banco?" E contou: "Um dia entendi que Fidel estava pedindo um comunista dedicado e levantei minha mão. Mas estava pedindo um economista dedicado". Em sua morte, Che Guevara era uma figura pouco conhecida. Só comunistas, militares e policiais tinham melhor noção do que representava o argentino para a tomada do poder em Cuba. A imagem do homem benigno, pacifista, terno, amado por jovens do mundo todo foi integral e completamente construída por Cuba e muitos partidos comunistas e socialista do mundo. Che era um homem de ação. Matou e mandou matar milhares de cubanos.

Há 50 anos Che Guevara respirava pela última vez

Violência se resolve com mais violência?

O Datafolha em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública acabam de fechar mais uma rodada de pesquisas sobre a violência no Brasil. A pesquisa mostra que a sociedade entende que a forma de resolver os conflitos é por meio de posturas autoritárias e de violência. Ou seja, violência se resolve com mais violência. Para a questão sobre posições autoritárias, o índice atingiu 8,1 - a escala vai de zero a dez. As pessoas mais propensas ao autoritarismo , são as mais pobres, com menos escolaridade e moradores do nordeste brasileiro. No outro lado, no meio dos mais ricos, são os que mais rejeitam a ideia de ampliação dos direitos humanos. Nesse caso, o índice atinge 7,8 - a escala também vai de zero a dez. Temos uma combinação perfeita de intoxicação da sociedade: os mais pobres desejando posições autoritárias e os mais ricos não aceitando ampliação dos direitos humanos.
Os partidos de esquerda reduziram a violência como fruto da desigualdade. Frisam que é importante investir na redução das causas sociais que provocariam a violência. É um conceito falho e falido. Falho por termos vivido em mais de dez anos de redução da desigualdade e vivendo com o crescimento alarmante da violência. Falido por ser reducionista. Não é tão simples acabar a violência simplesmente melhorando os "direitos dos bandidos", como a direita julga a questão. Para a direita, a questão da violência está centrada no aumento do narcotráfico e na maldade dos criminosos. Para eles, devemos matar os criminosos, com lei ou sem lei. E esse antigo diagnóstico também nunca conseguiu resultados minimamente razoáveis para extirpar a violência. Todos os estudiosos da violência nos trazem um quadro muito complexo e de dificílima solução.
Na prática não enfrentamos a questão da violência no Brasil. Via de regra, os governantes jogam no colo uns dos outros, como se existissem bandidos municipais, estaduais ou federais. Para alegria dos governantes existe o Exército que é entidade que socorre suas incompetências. Não enfrentamos a questão da violência com discursos e propaganda, mas com centena de ações bem coordenadas, realizadas por raros profissionais bem formados. Passar a mão na cabeça dos bandidos é garantir a permanência do estado de pavor a que fomos submetidos. Executar bandidos é nos jogar nas trevas da crueldade.

Nos siga no Google Notícias