ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 14º

Em Pauta

Histórias disputadas: a origem do churrasco e da linguiça

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 21/05/2026 07:00
Histórias disputadas: a origem do churrasco e da linguiça

“Vai começar mais uma partida entre o Brasil e a Argentina“, diz o locutor. Desta vez não é em um gramado, mas em um buraco no chão. A disputa é a de qual povo criou o churrasco. Não resta dúvida que o churrasco que comemos veio dos pampas. Mas de qual pampa, brasileiro ou argentino? Durante o século XVII, tropeiros e indígenas passaram a assar o gado em buracos. “O Brasil sai na frente com um gol do padre Cristóbal de Mendoza”, grita o locutor. É verdade que esse padre levou as vacas e touros para o pampa brasileiro. Como os argentinos não tem um nome e data para a chegada do gado em seu pampa, perdem a contenda por um magro placar.


Histórias disputadas: a origem do churrasco e da linguiça

Guarani significa “povo da gordura”.

Os indígenas, brasileiros e argentinos, dos pampas, eram os guaranis. Não a toa, a palavra “guarani”, significa “povo da gordura”. O churrasco primitivo era gordo. Um deleite era observar a gordura pingando na brasa. O churrasco de carne gorda continua sendo o predileto desse povo.


Histórias disputadas: a origem do churrasco e da linguiça

Gente assada.

Posso apelar ao nosso “moquém” dos indígenas litorâneos brasileiros. Quando os europeus por aqui chegaram constataram que tupinambás e tupiniquins assavam animais em grelhas de madeira ou em valas no chão. Mas não eram vacas, eram principalmente antas e veados. Quando derrotavam seus inimigos, também cozinhavam guerreiros. E o locutor, brasileiro, esguelha: “O Brasil faz dois a zero nos argentinos”. A história é feita “forçando a barra”, apelando. Não existe história neutra. Mas os argentinos podem contra-atacar afirmando que seus guaranis comeram Juan Diaz de Solis, o primeiro europeu que pisou em suas terras. Rebato: comeram esse espanhol cru ou assado? Ninguém sabe.


Histórias disputadas: a origem do churrasco e da linguiça

A linguiça é italiana ou árabe?

Essa é outra disputa encarniçada. Quem inventou a linguiça? Dizem os árabes que há mais de 5.000 anos seus ancestrais - os sumérios - perceberam a necessidade de conservar a carne quando não havia refrigeração. O processo consistia em picar, temperar e embutir a carne em tripas de animais. O problema é que eles não tem provas indiscutíveis dessa criação. Para o italianos, a linguiça - esse nome vem do italiano “luganega” - foi criado por uma antiga tribo da região da Basilicata, perto das cidades de Potenza e Matera. A italiana é uma história bem documentada.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.