ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Em Pauta

Mais de 70.000 ucranianos foram perseguidos pela ditadura

Mário Sérgio Lorenzetto | 18/05/2022 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A primeira onda de ucraniano, vinda para o Paraná, ocorreu em 1.891. Vieram apenas dez famílias em uma viagem que demorou 40 dias no navio. Quatro anos depois, outras pequenas ondas de migrantes ucranianos ocorreram. Vários governos brasileiros e paranaenses faziam propaganda na Ucrânia, prometendo terras para quem se dispusesse mudar de país. Havia no Brasil, imensos espaços vazios em seu território, e dificuldades para tornar a terra produtiva. Também ocorria uma crise alimentar, diferente das deste século, por falta de alimentos. Na Ucrânia ainda existiam traços dos maus tratos, típicos do feudalismo, em pleno século XIX e início do XX.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Milhares após a Segunda Guerra.

Eram poucas famílias até o pós-guerra contra o nazismo. Depois de 1945, uma onda estimada em 200.000 ucranianos saiu de seu país, algo como 70.000 vieram para o Brasil. Um país desconhecido, com clima e cultura diferentes, os ucranianos criaram suas colônias, para driblar as dificuldades. Elas, além de auxiliar na chegada dessa imensa onda de imigrantes, possibilitava a manutenção de suas práticas culturais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Vargas perseguiu ucranianos.

Em 1.937, há o início do período ditatorial de Getúlio Vargas. A tolerância que até então existia nos âmbitos cultural e linguístico, sumiram. Vargas exigia uma homogeneidade no país. Somente uma suposta "cultura brasileira" era admitida. Em 1.938, o governo proibiu falar o idioma ucraniano em público, inclusive durante cerimônias religiosas. Também proibiu a circulação de livros e jornais de língua ucraniana. Todas as escolas, antes com nomes ucranianos, passaram a ter nomes brasileiros. Também ficava proibido o ensino de ucraniano para menores de 14 anos em qualquer lugar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A resistência aos desmandos ditatoriais.

Os ucranianos se insurgiram. Conseguiram manter suas musicas e danças folclóricas. Além dos típicos ovos de Páscoa e bordados, também mantiveram a festa de Ivana Kupala. O ápice das comemorações se dá com a queima da fogueira com a presença dos personagens tradicionais: o patrão e a patroa, além de bruxas e ciganas. Conseguiram, ainda, alguma influência gastronômica com sua famosa sopa de beterraba (borscht) e os pãezinhos recheados (peryzhkê).

Nos siga no Google Notícias