ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Na Proclamação lutaram por um país com Corumbá de capital

Mário Sérgio Lorenzetto | 17/11/2021 06:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sem telefone ou telégrafo, a pequena população da então Província unida do Mato Grosso levou 24 dias vivendo ainda como súditos de Pedro II, sem saber que a família real tinha sido destronada e rumava para a Europa. O povo só saberia da novidade no dia 9 de dezembro e foi virar capa de jornal no dia 12 desse mês. Vivíamos isolados. As notícias do Rio de Janeiro e de São Paulo, só chegavam uma vez por mês. A Proclamação causou alvoroço.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Virava Estado e nomeava António Maria Coelho.

A notícia chegou em um barco de madrugada. Era apenas uma hora da madrugada. Três militares correram para acordar o diretor do jornal "A Gazeta" e, juntos, foram avisar o novo chefe desta região do país. António Maria Coelho fora lembrado pelos militares do Rio de Janeiro para administrar este Estado ainda uno. O discurso do novo governador comemorava a adesão de Cuiabá e Corumbá à República " sem sangue, sem protesto, porque significa liberdade, fraternidade e justiça".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma região decadente.

Esta era uma região decadente do país. Sem a extração do ouro, tanto a população como a economia não paravam de decair. Ainda que houvesse clara adesão do povo à República, a insatisfação era generalizada, tanto no meio civil como entre militares. Pouco depois, tanto em Cuiabá como em Corumbá, surgiram movimentos para a tomada do poder.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

República Transatlântica, capital Corumbá.

Em 31 de março de 1892, os militares cogitaram a criação de um novo país. Seria chamado de República Transatlântica ou de Estado Livre de Mato Grosso. O presidente brasileiro Floriano Peixoto mandou ocupar o Forte Coimbra e acabar com o movimento separatista. O Partido Nacional, em Corumbá, chegou a pegar em armas e depôs o intendente. Um coronel, denominado João Batista Barbosa, aproveitando da instabilidade, desejou obter vantagens pessoais e investiu-se do comando do exército em Corumbá. Garantia que conseguiria apoio dos países vizinhos, notadamente da Argentina, e ainda conseguiria dinheiro da Inglaterra. Era tudo mentira. João Batista Barbosa não conseguiu manter o apoio dos belicosos e tudo voltou ao normal. Corumbá não seria capital de um novo país.

Nos siga no Google Notícias