ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SEGUNDA  16    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Sono, uma espécie de regulagem noturna do corpo

Mário Sérgio Lorenzetto | 06/05/2022 07:00
Sono, uma espécie de regulagem noturna do corpo

Dormir é a coisa mais misteriosa que fazemos. Sabemos que é vital, só não sabemos exatamente por quê. Não podemos dizer com certeza para que o sono serve, qual é a quantidade certa para a saúde ou por que alguns pegam no sono com facilidade, enquanto outros penam para dormir. Passamos um terço da vida dormindo. Estou com 67 anos. Dormi, na prática, durante todo o século XXI.


Sono, uma espécie de regulagem noturna do corpo

Sem dormir, morre.

Não existe parte do corpo que não se beneficie do sono e nem sofra com sua falta. Se você ficar sem dormir por muito tempo, morre. Mas ninguém sabe explicar o motivo dessa morte por privação do sono. O que torna a ausência de sono uma arma letal? Não sabemos. Na Universidade de Chicago, mantiveram dez ratinhos sem dormir. Alguns morreram em 11 dias, outros, com 32. A autópsia não encontrou nenhuma anormalidade que pudesse explicar as mortes.


Sono, uma espécie de regulagem noturna do corpo

Melhora a pressão arterial.

Uma das melhores notícias sobre o sono é que ele melhora a pressão arterial. Pessoas com sinais iniciais de hipertensão que dormiram uma hora a mais por noite do que costumavam dormir, mostraram significativa melhora da pressão arterial. O sono está relacionado com consolidar as memórias, restabelecer o equilíbrio hormonal, eliminar neurotoxinas e restabelecer o sistema imunológico. Em suma, é uma espécie de regulagem noturna do corpo. Mas como ele faz tudo isso? É um mistério. Dizem que o sono é fundamental para a memória, mas como isso acontece? Não há evidência alguma nem de que isso ocorra.


Sono, uma espécie de regulagem noturna do corpo

Correndo de zumbis.

A nossa necessidade de sono deve ser profunda, a ponto de permitir que fiquemos vulneráveis a ataques de inimigos ou de predadores. Contudo, o sono não faz nada que não poderia ser feito quando estamos acordados. Também não sabemos por que passamos grande parte da noite vivenciando alucinações surreais e muitas vezes perturbadoras. Ser perseguido por zumbis não parece uma maneira muito relaxante de passar as horas de escuridão.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias