ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Venezuela perdeu, inclusive para o Brasil, 600 mil km2

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 10/12/2023 09:35
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Não há dúvida que o modelo governamental da Venezuela, no último decênio, nasceu para viver na miséria. Cópia do cubano, consegue o imprensável, ser ainda mais irresponsável e cruel. Todavia, a crise pela disputa com a Guiana pelo território do Essequibo não é recente. Não pertence apenas aos governistas de plantão. Sem disparar um só tiro, a Venezuela perdeu 600 mil quilômetros quadrados ao longo da história. Perdeu terras inclusive para o Brasil.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
De 1.500.000 para 900.00 quilômetros quadrados.

A antiga Capitania Geral da Venezuela, criada pelos espanhóis, em 1.777, tinha 1.500.000 quilômetros quadrados. A atual República da Venezuela tem 900.00. Perdeu a Ilha de Trindade, arrebatada pelo ingleses em 1.802, ainda sob domínio espanhol. Com a chegada da independência, a Venezuela também perdeu o controle da Península de Guajira para a Colômbia. E ainda perdeu amplos setores da Amazônia, em benefício da Colômbia e do Brasil. Até há pouco, os venezuelanos estavam mais dispostos a debater a questão territorial com a Colômbia. Em função do petróleo existente na área de Essequibo, que está sob administração da Exxon - empresa multinacional com sede em Dallas, nos EUA - resolveram mudar a rota das lutas por territórios.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A principal opositora Maria Corina milita por Essequibo.

Se o governo venezuelano não é respeitável, a oposição não fica atrás. A Venezuela conseguiu a façanha de ter alucinados nos dois arcos políticos. O tom nacionalista dado de forma intransigente por Maduro e seu exército de Brancaleone, em nada difere da oposição comandado por Maria Corina Machado. Ela é uma tradicional ativista pela causa de Essequibo. Agora, vendo a possibilidade de concorrer à presidência, resolveu apelar à Corte Internacional da Justiça para dirimir a soberania dessa área. Quatro de seus colaboradores mais próximos, foram aprisionados pelo governo venezuelano acusados de colaborar com a Exxon Mobil e o governo da Guiana. A única torcida pertinente é que eles esqueçam do Brasil.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Terras conquistadas pela bagunça.

Com o Brasil, a Venezuela perdeu milhares de quilômetros quadrados. Inexplicavelmente, a Venezuela aceitou sem maior oposição apartar-se de sua política pelo "Uti Posedetis Juris" - possui quem vive no lugar -  e o tratado de limites de 1.859, confirmou os direitos brasileiros. Naquele ano, um dos mais caóticos da história venezuelana, começava a "Guerra Federal", uma guerra civil de quatro anos, ainda mais virulento que a guerra pela independência. Guerrearam entre eles, o Brasil ganhou milhares de quilômetros quadrados de terras.
Nos siga no Google Notícias