A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


12/04/2017 08:18

Controle o dinheiro ou seja controlado por ele

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*)

A rotina do trabalhador brasileiro não é nada fácil, inclusive para alguns encontrar um emprego já se tornou um enorme desafio. Acordar com o céu ainda escuro, se arrumar o mais rápido possível, beber um gole de café e engolir um pãozinho frio enquanto assiste alguma notícia na televisão, mas sem tempo de prestar atenção. A cena acima descreve bem o cotidiano da maioria da população. Aliás, isso é o que esperam de você e essa é a ideia de um empregado padrão e satisfeito.

O despertar da consciência – Os dias passam cada vez mais depressa, as notícias mudam o tempo inteiro, é difícil acompanhar a nova moda e conseguir um tempo para o que realmente você quer fazer, na corrida do dia a dia. Muitas pessoas apontam um único problema: dinheiro.

À primeira vista parece óbvio que esse seja o problema, mas, na verdade, o dinheiro é a solução. O dinheiro não é culpado de nada, mas como nós o administramos é onde “mora” o erro. Quando você compreende que o dinheiro deve trabalhar por você (e não apenas você por ele), nesse momento ocorre a transformação da sua mente.

Mudar não é fácil – Somos educados para participar de uma maratona sem fim, a chamada corrida dos ratos. E nela não existem vencedores no final. Perseguir o dinheiro sem propósito, objetivos ou metas, faz com que você fique eternamente como um escravo desse sistema, porque suas contas aumentam em uma proporção maior que o seu salário e as suas horas no dia se encurtam cada vez mais.

Abandonar essa mentalidade é difícil e, se fosse simples, todos seriam investidores ou empreendedores bem-sucedidos, um mundo perfeito. Isso é utopia e não é disso que estamos falando. É importante entender que ao fazer o dinheiro trabalhar para você, se ganha tempo, e isso é o que você possui de mais valioso. O tempo, diferente do dinheiro, não tem devolução quando é gasto de forma incorreta e sem atenção.

Fale sobre dinheiro – Fazemos parte de uma sociedade tão liberal e avançada, mas ainda não conseguimos falar sobre o dinheiro com naturalidade (até parece que isso é uma espécie de crime). Você pode iniciar qualquer papo em uma roda de amigos, desde fofocas até política, mas se puxar o assunto de investimentos, salário ou economia, corre o risco de ficar falando com as paredes. Esse é um hábito que os brasileiros cultivam ainda hoje e que devemos mudar, porque é essencial entender a importância das finanças em sua vida. Isso pode até salvar relacionamentos e famílias, muitas vezes a partir de uma simples conversa.

Livre-se do abstrato – Muitas pessoas com quem converso em palestras ou eventos me abordam falando de livros, vídeos, cursos e vários conteúdos que consomem de investimentos ou finanças. Acho isso bem interessante, mas elas são iludidas. Sei que vou ser criticado por falar isso, afinal ninguém gosta de saber a verdade porque a mentira é mais confortável, mas o meu papel como educador financeiro é o de ensinar (e não enganar).

As pessoas que estudam teorias, literaturas, artigos e nunca colocam em prática, ficam para sempre na zona da abstração, ou seja, elas geram expectativas tão altas sobre o assunto que não colocam em prática, mesmo quando não é nada complexo, como tirar o dinheiro da poupança e aplicar em um título público para receber o dobro dos rendimentos.

Pague-se primeiro – Uma das dicas que posso dar para que você se liberte do dinheiro de forma que ele se torne o seu “emprego” é: separe uma parte do seu salário para investir, logo que receber.

Essa quantia pode ser 10%, 20% ou até 50%, o quanto conseguir poupar sem comprometer a sua qualidade de vida. Ah, sim, sacrifícios são necessários no começo e só você sabe as suas prioridades. O pequeno (e difícil) passo de separar o dinheiro para se pagar primeiro é um gesto tão forte que todos os maiores empreendedores e investidores do planeta iniciaram a sua fortuna agindo dessa forma e esse foi um capítulo inteiro do livro best-seller “O Homem Mais Rico da Babilônia”.

Um passo de cada vez – Toda mudança de pensamento vem com dúvidas, obstáculos e tentações, não vou dizer para você que será bem fácil e que todos vão apoiar as suas decisões. Pelo contrário, as pessoas não gostam que você faça as coisas diferentes do que elas estão acostumadas a fazer, mesmo que isso não afete em nada a vida delas.

Apenas saber que você encontrou um jeito melhor e mais rápido de alcançar os seus sonhos, isso vai incomodar bastante gente. Dê um passo de cada vez, faça um objetivo, com metas menores para conseguir cumprir e lembre-se da regra de ouro: conhecimento sem prática é apenas conhecimento.

Fonte: Bruno Papi\ Dinheirama.com Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen é criador do portal www.mayel.com.br

A importância de dar uma pausa
Estou escrevendo este texto em um dos muitos feriados que este ano teve, e já pensando que o próximo também terá vários. Quem me conhece sabe que est...
Por que a maioria das lojas online não aceita débito
Desde que a internet se popularizou entre as pessoas no mundo todo, uma das áreas que mais cresceu foi, sem dúvida, a de comércio eletrônico. No come...
Errou? Que bom, agora você é alguém melhor e mais forte!
Errar. Como erramos durante toda a nossa vida, não é mesmo? Pode ser nos negócios, nas contas, nas relações, na falta de coragem ou nas decisões prec...
7 Dicas práticas de economia com o lazer
1.Aproveite mais os pequenos prazeres da vida: Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde ch...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions