A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 22 de Junho de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


05/12/2014 08:45

Filhos e orçamento: pré-pago pode ajudar

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*)

É bastante natural a preocupação dos pais quanto ao melhor momento e à forma de transmitir conceitos de educação financeira aos filhos.As crianças aprendem desde muito cedo, pelo exemplo que recebem em tarefas do dia a dia, como na hora de fazer compras, de negociar preços, formas e prazos de pagamento, gerenciar e pagar contas na internet, ir ao banco etc.Os pais são a principal referência e inserir os filhos neste cotidiano auxilia no aprendizado. Por isso, a mesada é vista como alternativa eficiente de transmitir aos filhos algumas lições importantes quanto ao uso do dinheiro.

A vez dos pré-pagos: Os cartões pré-pagos têm cumprido bem este papel de transmitir conceitos de educação financeira às crianças, com um controle muito próximo por parte dos pais. Possibilitam pagar a mesada dos filhos e observar como o dinheiro é utilizado, garantindo assim aprendizado e tranquilidade.Em geral, os cartões pré-pagos disponibilizam comprovantes de todas as despesas realizadas e permitem o acompanhamento de saldos e extratos, inclusive através da internet.

Tudo dentro de um limite: Carregando o cartão com determinado limite, a criança não pode gastar mais do que isso, compreende como utilizar o plástico, aprende a tomar cuidado com ele e com a senha. Principalmente, aprende a fazer o recurso disponível durar mais tempo.Para isso, os pais têm de ser firmes e não recarregar o cartão sem critério, mas sim na periodicidade estipulada. Por exemplo: você carrega o cartão com R$ 100 para durar dois meses, combinando isso claramente com seu filho. Se o dinheiro acabar antes, ele vai ter que esperar a data estabelecida.

Cuidados com o cartão: Com os pré-pagos, além do controle financeiro, as crianças e adolescentes aprendem também a cuidar do cartão. Confira algumas lições importantes:

- mantenha o cartão em lugar seguro;
- evite amassá-lo e dobrá-lo;
- não danifique a tarja magnética e/ou chip;
- não empreste o cartão a ninguém;
- evite exibir ou informar o número do cartão;
- cuide da sua senha e guarde-a em segredo; ela é individual e intransferível;
- tenha atenção ao digitar sua senha, evitando que estranhos possam identificá-la.

Informe-se e compare: Como todo produto financeiro, os pré-pagos têm custos. Analisar a finalidade de adquirir o cartão, comparar facilidades e custos são práticas fundamentais antes da contratação.

Fonte: Financaspraticas.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.*Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67)3306-3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

4 passos para sair do superendividamento
Toda semana recebemos mensagens de leitores realmente desesperados. Muitos destes que conversam conosco se encontram em uma situação grave de endivid...
Gere mais renda revendendo importados
Uma das formas mais seguras de gerar renda extra ou de iniciar um negócio de sucesso é através de produtos para revender. Isso porque independente do...
Conselhos aos jovens que estão desempregados
Segundo o IBGE, o desemprego entre os jovens é de quase 29%. E não há perspectivas de uma rápida melhora. A nova geração encara desafios que a maiori...
Por que políticas de estímulo geram recessões
A falácia da vidraça quebrada, popularizada por Frédéric Bastiat, continua sendo a metáfora perfeita para mostrar as consequências daquilo que se vê ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions