A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


30/09/2013 07:45

O Teste do Marshmallow!

Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Estranhou o título do artigo? Pois é, o objetivo é este mesmo. O título de refere ao assunto abordado hoje: Se puder, deixe para amanhã o que você pode comprar hoje. A princípio, o título deste artigo vai contra muitos ensinamentos de aproveitar a vida, não pensar somente no futuro, viver o presente, mas o objetivo não é questionar isto, e sim demonstrar como o controle da ansiedade pode lhe trazer recompensas e garantir uma vida mais tranquila no futuro. É difícil aceitar o fato de que se você deixar de comprar algo hoje, amanhã você poderá comprar a mesma coisa mais facilmente, ou gastando menos. Isto acontece porque não podemos prever ou viver o futuro, ou seja, não podemos apreciar o quanto seremos beneficiados se adiarmos a compra.

Para compreender melhor isto é que acrescentei ao título deste artigo uma referencia ao teste do marshmallow (Stanford Marshmallow Experiment). Este teste foi feito por um especialista em psicologia da Stanford University, e consiste em oferecer “marshmallows” a crianças de 4 anos. Se a criança conseguisse deixar de comer o “marshmallow” nos primeiros 20 minutos, ela seria gratificada com mais um. Veja aqui um exemplo.

Pode parecer simples, mas podemos traçar um paralelo com alguém com muita sede, em frente á uma jarra com água bem gelada. Os resultados foram anotados dependendo do tempo que a criança resistia (e se resistia até o fim). O mais impressionante deste estudo foi o acompanhamento posterior: as crianças que demonstraram mais disciplina e autocontrole se tornaram muito mais competentes e bem sucedidas porque não tomavam atitudes baseadas em impulso e resistiam a tentações. Sem saber, elas já possuíam a habilidade primordial para o sucesso em vários aspectos de suas vidas, inclusive o financeiro, que é a habilidade de adiar uma gratificação e controlar os seus impulsos visando uma recompensa superior no futuro.

Você leitor é capaz de não comer o seu “marshmallow” se soubesse que ganharia mais um depois, ou seja, você é capaz de adiar um prazer para poder ganhar mais no futuro? Posso imaginar muitos afirmando que sim, mas esse com certeza são um daqueles casos em que se é muito mais fácil falar do que fazer. Todos nós temos esta tendência para o imediatismo e queremos tudo para ontem. Do ponto de vista financeiro, quantas vezes já compramos por impulso, ou nos endividamos para obter algo que não temos condições de pagar hoje?

O “resumo da ópera” é o desenvolver o hábito de sempre se perguntar - Eu preciso realmente disso? Preciso disso agora? Isso não significa que você tem que ser radical e esquecer o seu presente. Mas pense bem na hora de gastar o seu salário. Lembre-se de que se você guardar e investir uma parte dele, futuramente poderá ter muito mais prazer e benefícios do que pode ter hoje.

(*) Com informações de Blog do Investidor.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com 

7 Dicas práticas de economia com o lazer
1.Aproveite mais os pequenos prazeres da vida: Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde ch...
Riqueza é ter tempo para você e quem você ama
Tornar-se mais produtivo, ganhar tempo para aproveitar melhor a vida ou trabalhar mais e ganhar mais. São muitas as razões para perseguirmos a produt...
Reserva financeira: 9 passos fáceis para construir a sua
Reserva financeira, fundo de emergência, colchão financeiro. Não importa o nome que você dê. Se você ainda não tem de três a seis salários guardados ...
Confesse: quantas vezes tentou organizar finanças?
Confesse: você já tentou diversas vezes começar a organizar as finanças, diminuir os gastos, aumentar as receitas, investir e etc., mas volta e meia ...


Muito legal a matéria! Parabéns por trazer conhecimentos de fora para o site!
 
Amanda em 30/09/2013 10:42:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions