ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Manoel Afonso

Eleições municipais sem influência nacional

Por Manoel Afonso | 27/10/2023 09:05

RASGANDO A SEDA: Vivemos outros tempos no legislativo estadual. Os elogios ao governador Eduardo Riedel (PSDB) tem sidos constantes, também vindos da bancada do outrora raivoso PT. Assim, a "política de São Francisco de Assis", praticada por Lula junto ao insaciável ‘Centrão’ é reeditada aqui com resultados esperados. É dando que se recebe. 

BELEZA: Repercute bem na classe política e junto à opinião pública a iniciativa do Governo Estadual de conceder remuneração mensal aos cuidadores (de baixa renda) de pessoas com deficiência.   O projeto que tramita na Assembleia Legislativa objetiva a melhoria da qualidade de vida das pessoas fragilizadas pela pobreza e exclusão social.

INÉDITO: Pioneiro no Brasil o nosso Governo mostra sensibilidade ao se preocupar com as duas mil pessoas no MS que por várias situações necessitam de cuidadores que receberão benefício social de R$900 por mês. O trabalho em andamento dará a visão do drama que atinge tantas pessoas e famílias. Parabéns ao governador cuidando das pessoas.  Isso conta!

RETRATOS: A bancada do PSDB caiu de 54 para 13 deputados federais. MS tem hoje a maior bancada estadual com 3 representantes. Já se sabe que os deputados tucanos Jamilson Name, Mara Caseiro e Pedro Caravina devem concorrer à Câmara Federal. Pelo andar da carruagem, haverá sim espaços para novos nomes.

SABIDO: Respondendo ao colunista, Reinaldo Azambuja até admite o estigma de elitista que o PSDB carrega, mas faz duas ressalvas: primeira - essa fama não se enquadra ao nosso estado onde a sigla tem a maioria das prefeituras – segunda – todos os programas sociais foram criados no governo de FHC e depois apenas rebatizados pelo Governo do PT.

CONFRONTO: Na eleição do diretório tucano foi dada a senha da posição do PSDB quanto às relações com a prefeita Adriane Lopes (PP). Aconteceram críticas à atual gestora e, com isso, zerou a chance de um possível acordo. Assim cada qual seguirá seu caminho. Ao leitor a recomendação de ficar antenado nos próximos capítulos. É o jogo.

ADVERTÊNCIA: A mídia tem mostrado a situação financeira humilhante de gente famosa em várias áreas de atuação. São pessoas que ganharam bem na época, mas que embriagadas pelo sucesso não foram previdentes, não se prepararam para o futuro e hoje vivem de favores financeiros.  Notícias que servem de alerta a muita gente por aí.

UTOPIA: Candidaturas desprovidas de lideranças realmente reconhecidas e com base somente nas bandeiras partidárias não costumam prosperar nas eleições municipais. O aviso serve igualmente para Lulistas e Bolsonaristas sem bagagem que se preparam para tentar surfar nesta onda em 2024. Transferir prestígio usando o PIX não funciona.

SEPARAÇÃO: O discurso no pleito municipal não comporta abordagem de temas nacionais. A opinião pública estará antenada às propostas para o hospital, as sonhadas pontes, as casas populares, o asfalto, no colégio, novos cursos e outras melhorias. Além de político, o candidato precisa ser coerente entre a promessa e a sua capacidade e preparo. Fora disso é 171.

ESCOLA? Observo que alguns vereadores do interior brilham os olhos ao assistir as sessões da Assembleia Legislativa. Injeção de ânimo em suas pretensões. Mas há de verificar a distância entre as duas realidades. Apenas a empolgação sem conteúdo não prospera. A influência das redes sociais com o ‘maledetto’ celular será arrasador.

AOS NAVEGANTES: Esqueçam o cumpadrismo do passado, os favores e os avais prestados, os laços familiares dilacerados pelos interesses de cada um de seus membros. Há dois tipos de eleitores: os sérios, exigentes que comparam os perfis dos candidatos, e aqueles céticos, que apostam na chance de levar algum tipo de vantagem pessoal.

NO BOLSO: Mais dúvidas que certezas. A reforma tributária é um mistério. Deve unificar impostos e beneficiar os mais pobres. Os estados (MT-MS) que produzem muito e consomem pouco seriam penalizados. Espera-se que a compensação pelas perdas seja compatível. Contra nós há força dos estados ricos consumidores e do Nordeste.

NÚMEROS: Em 2023 a arrecadação com impostos no MS baterá recorde. Nestes 9 meses foi de 81.05% do total arrecadado em 2022. De 2013 a 2023 quase triplicou (172%) em arrecadação com impostos. O ICMS é a maior fonte com 83,49% seguido com as taxas/contribuições - 7,47% do total. Depois vem o IPVA com 6,69% seguido do ITCD/ITCMD – 2,24% do bolo arrecadado.

ARGENTINOS: ‘Italianos que se imaginam ingleses e falam o espanhol. ’  São os vizinhos que merecemos. Quanto ao 2º turno presidencial, o quadro é surrealista: o povo cansado do paternal Peronismo disposto a votar num maluco. Da vaidosa e arrogante Argentina sobraram apenas o tango e o Messi. Nada mais!

DOURADOS: Vista como vitória política a absolvição pela justiça da deputada Lia Nogueira, acusada do crime de ameaça de morte. No fundo o episódio seria fruto das picuinhas e maldades que povoam o universo douradense. Enfim, de pouco adiantam as 4 universidades e os 202 cursos de graduação se Dourados não evolui politicamente.

DINÂMICA: Se a política é fruto dos avanços e conflitos sociais onde o homem está presente, não há como admitir que ela seja estática. Adversários ontem – companheiros hoje. Os protagonistas podem reavaliar sim os seus conceitos sem perda de dignidade e de outros valores junto a opinião pública. A política permite isso... e muito mais. 

POR ANALOGIA: Voltou o caso da troca do nome da cidade de João Pessoa para Parahyba, antiga denominação da capital da Paraíba. Não seria o caso de se debater a troca do nome da cidade de Rio Verde do Mato Grosso? Para o deputado Junior Mochi, representante da região,  é preciso que a Câmara Municipal inicie o movimento.  Mas pelo visto falta vontade política naquela cidade.

SABEDORIA DOMÉSTICA: 

 O pior cego é aquele que vê a louça na pia e não lava.    

Nos siga no Google Notícias