ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Manoel Afonso

Uma Semana da Pátria ‘inesquecível’

Manoel Afonso | 08/09/2017 10:07

‘RONCAR PAPO’ A velha expressão que significa contar vantagens – sem atentar para as consequências – pode ser usada para definir as declarações do empresário Joesley Batista. Esse caso se parece com 2 episódios gravados que o leitor se recorda; do ex-deputado Ari Rigo soltando a língua para o jornalista Eleandro Passaia e do ex- senador Delcídio do Amaral ( ex-PT) em suas fanfarronices com o Nestor Cerveró.

O LEITOR rechaça a desculpa amarela dos personagens gravados. Não há argumento para desqualificar as expressões e o sentido delas naquele contexto. É mais ou menos como aquele cidadão que bebe umas pingas, pega o carro e atropela meia dúzia de pessoas no ponto de ônibus. A besteira consumada; sem retorno e sem conserto.

PATRIA AMADA! Os milhões em dinheiro vivo do ex-ministro Geddel Vieira; o depoimento bombástico do ex-ministro Pallocci, a denúncia do procurador Janot contra os ex-presidentes Lula e Dilma; as gravações de Joesley Batista e a ameaça do ex- ministro Mântega em soltar a língua sobre as negociatas petistas fizeram uma ‘Semana da Pátria’ sem igual. O país aguenta!

ENFIM JUNTOS? Ex-governador André Puccinelli (PMDB) e ex-prefeito Alcides Bernal (PP) ensaiam aproximação. ‘Interessante’: o primeiro responde a processo criminal movido pelo segundo, por conta de declarações chamando-o de ladrão. O fato se deu em 28/03/2014 num evento em Dourados. A frase de André referindo-se a Bernal: “Ele caiu porque é um ladrão e montou uma quadrilha para roubar a prefeitura”. Coincidência: eles pertencem respectivamente ao PMDB e PP – partidos envolvidos na corrupção grossa.

NO VENTILADOR A postura ativa do ex-governador André Puccinelli (PMDB) no
cenário tem um componente despercebido pela opinião pública. Se ele anunciar sua
retirada da vida pública, abandonando o barco, deixaria desesperados a legião de
companheiros investigados e que respondem a processos graves. Daí eles poderiam ser
contaminados pelo ‘virus da delação’ com estragos imprevisíveis. Merda no ventilador.

DELAÇÕES Andam assustando meio mundo – de políticos à empresários. Não só o
ex-ministro Antonio Palocci (PT) faz as contas projetando a idade atual de 57 anos
com a idade previsível a época de sua soltura. Aí vêm as indagações: Vou sair inteiro da
cadeia? Minha família aguentará tamanho estrago? Porque só eu preso enquanto outros
estão livres por aí? Vale a pena estar rico – velho e doente – quando voltar à liberdade?

GERSON CLARO Deveria ter sido exonerado antes de pedir a demissão do cargo de diretor do Detran? Para a maioria sim. Ficou órfão, sem solidariedade mesmo dos políticos que o apadrinharam no cargo. A vida pública é assim; quando se cai, não aparece nem um amigo para o café. O beneficiado com o episódio foi Enelvo Felini, ex- prefeito de Sidrolândia - diretor presidente da Agraer - que tem posta sua candidatura a deputado estadual em 2018.

NO RETROVISOR Após somente um dia e meio de sua posse o ex-governador Pedro Pedrossian demitiu seu fiel amigo Osmar Dutra do cargo de diretor do Previsul porque ele havia demitido os grevistas da gestão anterior sem consultá-lo. Pedro alegou que queria ter analisado antes o episódio da greve. Preservou o governo e sua autoridade. SURPRESA? Comparado pelos adversários (PMDB) durante a campanha como um novo Ari Artuzzi, o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) continua surpreendendo até osmais céticos. Prefeito presente, de portas abertas, dispensa formalidades e verifica os problemas ‘in loco’. Seguramente é hoje o grande eleitor nas eleições de 2018. Sobre as comparações com Artuzzi em tom de deboche, Guerreiro sutilmente ironiza: “meus adversários confundiram simplicidade com despreparo”.

BASTIDORES Eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Campo Grande em 2001 com 21 vereadores. Um dia antes o presidente Youssif Domingos ( PDT) fecha acordo para sua reeleição com 10 vereadores, com direito a um ‘pai nosso’ de agradecimento. Mas nas urnas de voto secreto, o vereador Nelsinho Trad (PTB) ganhou a presidência por 11 votos a 10. Alguém espirituoso ironizou com uma frase lapidar num muro da Via Park: “Dr. Antonio Cru$ - Deus viu tudo”.

SACO CHEIO Também em Campo Grande o público que foi assistir ao desfile de 7 de Setembro não poupou aplausos e manifestações de apoio quando da passagem de soldados e veículos do Exército. Até os aviões que riscavam os céus eram saudados. Um recado para os políticos que protagonizam tanta roubalheira. Não é por acaso que o deputado Jair Bolsonaro continua forte nas pesquisas presidenciais.

QUEM DIRIA! Destaque para o bloco dos ex-funcionários demitidos do diretório regional do PT e sem receber seus direitos trabalhistas. Duas faixas de protesto – numa delas os dizeres: “Zeca do PT – caloteiro da CLT”. Aliás esse assunto continua sendo tabu na bancada petista na Assembleia Legislativa. Os deputados fingem que ignoram as notícias a respeito. Eles têm medo de morder a língua.


ACERTADOS? Pelos indicativos sim. O prefeito Marcos Trad (PSD) é novo, tem um projeto político a longo prazo. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) buscará a reeleição. As pesquisas mostram o prefeito com prestígio crescente na capital, o maior reduto eleitoral do Estado. Como se diz; o que valeu antes não vale mais – as ‘moedas’ antigas estão saindo literalmente de circulação.

OGG IBRAHIM O experiente jornalista assumiu o comando e está apresentando o Jornal da TV Record MS - que vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 12,30. Por sua vez esse colunista voltou a apresentar seu comentário ‘De Leve’ nas edições de segunda, quarta e sexta feira do mesmo noticiário.

DESABAFO Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) o 7 de setembro serviu para manifestar sua indignação com a delação de Joesley Batista. Insistiu na tese de que foi vítima da irresponsabilidade que vai sendo desmascarada com os novos capítulos do caso. Senti o governador revigorado também com as perspectivas de melhora da economia local. Muito bom.

GUERREIRO Quem foi à Assembleia Legislativa no último dia 6 viu o deputado Paulo Siufi (PMDB) em defesa dos profissionais da área de psiquiatria da Santa Casa. Aguerrido, ele sensibilizou os colegas sobre a importância da continuidade da prestação daqueles serviços médicos. Paulo sabe que a luta não está ganha, mas se diz gratificado com o apoio recebido na Casa, dos colegas medicos e da opinião pública.

CÂNCER Aliás mais um que veio no bojo da Constituição do dr. Ulysses (1988) e que inchou a relação anterior e enxuta dos beneficiados prevista na Carta Magna de 1889. Presidente da República, ministros, todos parlamentares, prefeitos e membros do Ministério Público com direito a julgamento em cortes superiores – livres de prisão preventiva ou temporária. Uma moleza que beneficia 22 mil privilegiados.

MOROSIDADE É a grande aliada dos acusados que desemboca na chamada prescrição do crime. Portanto não se iluda com as notícias de que aquele senador ou deputado responde a um processo no STF por exemplo, onde o prazo para seu julgamento beira os 3 anos. Depois virão outros instrumentos recursais interpostos.

EXEMPLO Embora condenado em 2015 pela 3ª. turma do TRF da 1ª Região – a pena de 11 anos e 10 meses de prisão ( em regime inicialmente fechado), o deputado estadual João Grandão (PT-MS) continua em liberdade graças a benefícios recursais. Ele é acusado de corrupção passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e fraude em licitação no caso conhecido como ‘Operação Sanguessuga’.

FICÇÃO? Agora a tática petista é desqualificar os depoimentos e declarações sobre a corrupção no poder. A ex-presidente Dilma Roussef – que tinha o ex-ministro Pallocci como uma espécie de guru –diz que ele mente, a exemplo de vários empreiteiros confessos em delações premiadas. O nó da corda vai apertando - o ex-ministro Mântega já avisou que não quer ficar preso. Rir ou chorar?

GOL DE PLACA Assim defino o evento bolado pela Câmara Municipal para marcar a parceria de Campo Grande com o Governo Estadual. Todos os discursos afinados, inclusive do deputado estadual Jr. Mochi (PMDB). Mas o mais contundente da noite ficou por conta do anfitrião – vereador João Rocha (PSDB), muito inspirado por sinal.

“Chega. Ninguém aguenta mais tanto roubo”. ( Geddel Vieira – em 16/08/2015)]

Nos siga no Google Notícias