ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Momento Saúde Bucal

Lentes de contato dental: em resina ou porcelana?

Por Marco Polo Siebra (*) | 27/03/2024 15:46

Olá, pessoal.

Hoje em dia, temos muita procura para fazermos lentes de contato dentais. Mas temos dois materiais para realizarmos essas lentes de contato: um é a resina composta e o outro é a porcelana.

E, afinal, existe diferença entre lentes de resina dental e lentes de porcelana dental?

Sim, existem diferenças significativas entre as lentes de resina e as lentes de porcelana dental, especialmente em termos de material, durabilidade, estética, processo de aplicação e custo.

Aqui estão algumas das principais diferenças:

1. Material:

- Lentes de resina: são feitas de compósitos de resina composta, que são materiais plásticos moldáveis e podem ser esculpidos diretamente nos dentes.

- Lentes de porcelana: são feitas de porcelana cerâmica, que é um material mais rígido e frágil do que a resina composta. A porcelana é considerada mais estética e durável em comparação com a resina.

2. Durabilidade:

- Lentes de resina: são menos duráveis do que as lentes de porcelana. Elas sofrem com o PH ácido da saliva e podem ser propensas a manchas, descoloração e desgaste ao longo do tempo, especialmente se expostas a alimentos e bebidas com corantes.

- Lentes de porcelana: são altamente duráveis e resistentes a manchas e descoloração. Elas geralmente mantêm sua cor e brilho por um longo período com os devidos cuidados. E não sofrem com o PH ácido da saliva e nem mancham com alimentos e bebidas com corante.

3. Estética:

- Lentes de resina: podem oferecer resultados estéticos satisfatórios, mas podem não alcançar o mesmo nível de translucidez e brilho natural que as lentes de porcelana.

- Lentes de porcelana: têm uma aparência mais natural e translúcida, semelhante à estrutura dos dentes naturais. Elas são consideradas a opção mais estética para restaurações dentárias.

4. Processo de aplicação:

- Lentes de resina: são aplicadas diretamente nos dentes em uma única consulta ao dentista, geralmente exigindo menos preparação e desgaste do esmalte dentário.

- Lentes de porcelana: o processo geralmente envolve a confecção das lentes em um laboratório dental com base em moldes dos dentes do paciente. Isso pode exigir múltiplas consultas ao dentista e preparação no esmalte dos dentes.

5. Custo:

- Lentes de resina: menor investimento, menor custo na execução.

- Lentes de porcelana: maior investimento, maior custo na execução.

Em resumo, ambos os tipos de lentes podem transformar o sorriso e corrigir imperfeições, mas a escolha entre resina e porcelana dependerá das necessidades individuais, expectativas estéticas e orçamento disponível do cliente. E quem pode ajudar nessa escolha é o dentista. É importante também manter uma boa higiene bucal e consultar regularmente o dentista para manter a saúde e a estética das lentes dentais.

E aí, gostaram dessas informações? Então compartilhem e se tiver alguma dúvida, me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Um forte abraço, até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias