ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Conteúdo Patrocinado

Consórcio Guaicurus esclarece sobre greve no transporte coletivo

Após anúncio de greve por parte dos trabalhadores, Consórcio Guaicurus traz esclarecimentos a todos usuários

Post Patrocinado | 05/01/2022 07:30
Da parte do Consórcio Guaicurus muito tem sido feito.
Da parte do Consórcio Guaicurus muito tem sido feito.

Desde que a assembleia do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande decidiu pelo movimento grevista a partir da próxima sexta-feira (7), o Consórcio Guaicurus vem a público, pela gravidade e importância do assunto, divulgar esclarecimentos.

Em 17 de novembro de 2021 houve a segunda rodada de negociação sobre a convenção coletiva dos nossos trabalhadores, oportunidade em que se definiu reajuste salarial de 11,08%, além de outros benefícios.

Ocorre que, por força de lei (art. 624 da CLT) e em razão de sérias e incontornáveis dificuldades financeiras enfrentadas pelo Consórcio Guaicurus, o reajuste salarial ficou vinculado à decretação da tarifa técnica pelo Município de Campo Grande, poder concedente.

A Agereg (órgão competente para o assunto), com o apoio do Conselho Municipal de Regulação e Controle Social, realizou detalhado estudo sobre o reajuste anual da tarifa, avaliando o que diz a legislação vigente e o contrato de concessão e concluindo que a tarifa técnica deveria sofrer o acréscimo de 21,93% (dos atuais R$ 4,20 a tarifa passaria a R$ 5,12), devendo ainda ser acrescido o ISS.

O Sr. Prefeito, porém, via Decreto nº 15.037, determinou que o reajuste tarifário anual deverá ficar limitado a 5%, portanto em valor 16,93% menor do que o da tarifa técnica.

O Consórcio Guaicurus, em razão dessa limitação, não tem a mínima condição de conceder o reajuste salarial pleiteado pelos trabalhadores, considerando a não decretação da tarifa técnica e o que determina a legislação vigente.

Todos sabem que greve em serviço público da importância do transporte coletivo é algo que exige a atenção do poder público, da concessionária, autoridades em geral e usuários.

Da parte do Consórcio Guaicurus muito tem sido feito, nos últimos anos, no sentido de alertar o poder concedente sobre o grave e inequívoco desequilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão (fato já reconhecido expressamente pelo Município de Campo Grande, que assinou TAG junto ao Tribunal de Contas). Não houve avanço quanto à correção desse desequilíbrio insuportável (que em muito se agravou durante a pandemia, com maior redução do número de passageiros transportados e pagantes).

Tudo mais se agrava quando é sabido que próximo de 40% dos passageiros transportados por ônibus em Campo Grande não pagam as passagens, gratuidades que não são custeadas por quem as concedeu e que interferem no cálculo da tarifa (ou seja, quem arca com o valor das gratuidades não é quem as concedeu, mas sim os passageiros pagantes do transporte).

O Consórcio Guaicurus lamenta por demais a situação que se aproxima. Se coloca à disposição para continuar dialogando, visando encontrar solução imediata e urgente para o problema.

Mas não pode deixar de comunicar à população em geral que esse iminente e indesejável colapso foi objeto de variadas reuniões, ofícios e questionamentos, particularmente junto ao poder concedente.

Nos siga no Google Notícias