ACOMPANHE-NOS    
JULHO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 20º

Leroy Merlin

Espaço pequeno não é desculpa para abandonar área gourmet em casa

Sonha com área gourmet, mas acha que o espaço é pequeno? Arquiteta ensina realizar sonho com materiais à venda na Leroy Merlin

Por Thailla Torres | 22/06/2020 07:04
Projeto de Valéria de área gourmet em espaço pequeno de residência.
Projeto de Valéria de área gourmet em espaço pequeno de residência.

Na cidade onde o churrasquinho é sinônimo de família e amigos reunidos, sofre quem não tem a famosa churrasqueira em casa. Há muito tempo, projeto de cozinha ou espaço gourmet, para ser completo, abraça a instalação de maneira mais sofisticada. Mas há quem abandone o sonho de ter um ambiente como esse só por acreditar que falta espaço em casa.

Com experiência, a arquiteta Valéria Azambuja prova que ninguém precisa mais ficar ensaiando pelo espaço gourmet com churrasqueira – basta priorizar as necessidades do cliente. “O ponto de partida é sempre a necessidade individual de cada um, todos querem uma área bonita e confortável para receber a família e os amigos, e a maioria imagina que não vai conseguir ter a ambiente dos sonhos por causa do orçamento ou do espaço, mas, hoje, temos tantas opções de materiais acessíveis, que realizar esse sonho é mais do que possível”, explica a arquiteta.

Varanda ganhou área gourmet cheia de charme com luz indireta. (Foto: Valéria Azambuja)
Varanda ganhou área gourmet cheia de charme com luz indireta. (Foto: Valéria Azambuja)

Recentemente ela entregou dois ambientes com funcionalidades idênticas e personalidades distintas, respeitando os sonhos e as características de cada cliente. Os dois desejavam ter uma área gourmet com churrasqueira. De um lado, um cliente que precisava dividir o espaço com uma garagem, do outro alguém que queria aproveitar a varanda da melhor maneira para receber amigos e família.

A primeira é uma área gourmet em tons claros, justamente para trazer a sensação de amplitude. “Precisávamos de um espaço que pudesse ser utilizado também como garagem, então nossa área era mais reduzida, por isso, utilizamos revestimentos claros dando mais amplitude ao espaço que foi valorizado pela iluminação natural”.

O aconchego se deu pelo tijolinho da churrasqueira que ganha outro tom quando o sol bate, diz a arquiteta. Em contrapartida, para não abandonar as cores, o destaque fica para o revestimento de gravuras, “brinca com o estilo bar em casa”, explica.

Já no projeto que traz tons escuros, a arquiteta trabalhou em uma varanda que a família desejava utilizar como espaço para festas e confraternização entre amigos. “Utilizamos o tijolinho também, mas dessa vez no balcão e parede, e muita iluminação indireta que traz um charme especial à noite. E a churrasqueira é a parte mais importante e imponente desse ambiente, toda revestida no porcelanato marmorizado”.

Outros materiais que se destacam são as fitas de LED utilizadas na iluminação indireta, posicionadas no balcão e no nicho da churrasqueira preta, e os pendentes em cima do balcão, com uma iluminação focal que também traz sensação de aconchego.

“Todos os materiais que utilizamos são acessíveis, de qualidade, e trazem um resultado incrível. Acredito que a arquitetura é acessível a todos é isso. Hoje temos infinitas possibilidades no mercado para tornar isso possível e não precisamos trabalhar somente com materiais absurdamente caros para obter um resultado bacana”, comenta.

Com portfólio diversificado para atender qualquer demanda do seu projeto, a Leroy Merlin tem todos os itens citados pela arquiteta.

Veja outras inspirações:

Confira a Galeria de Imagens: