ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Corredor Azul

Quarentena x meio ambiente: O que fazer para ajudar?

65% do Pantanal brasileiro está situado em Mato Grosso do Sul

Wetlands International Brasil | 05/06/2020 16:15

Nesta sexta-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Wetlands International Brasil, ONG que trabalha com conservação de áreas úmidas e atua no Pantanal, em parceria com o Campo Grande News inicia a Coluna Corredor Azul, onde falaremos sobre ações ambientais e nosso bioma.

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, em Mato Grosso do Sul está situado 65% do Pantanal brasileiro, maior área úmida de água doce do mundo, que também compreende o estado de Mato Grosso, e os países vizinhos, Bolívia e Paraguai, com uma área total aproximada de 179.300 km² (BR, BO e PY).

Não é de hoje que nosso planeta enfrenta sérios problemas ambientais. Também não é segredo para ninguém que grande parte destes problemas ocorrem em decorrência da ação humana, que desmata, polui e consome de maneira exagerada todos os recursos que a natureza oferece.

Pode até parecer utópico, mas nós podemos ajudar de dentro de nossas casas a diminuir os problemas ambientais e evitar que danos mais graves ocorram. Se cada cidadão começar a mudar seus hábitos em relação à Terra, conseguiremos reduzir nosso impacto negativo e melhorar as condições do meio ambiente, deixando um mundo em melhor situação para as gerações futuras.

Para ajudar devemos adotar as boas práticas em nosso dia-a-dia, que são mecanismos e ações que envolvem a melhora do ambiente, das pessoas e da qualidade de vida. Confira algumas atividades que você pode iniciar nessa quarentena, torna-las um hábito após o período de isolamento social. Com solidariedade iremos ajudar a salvar nosso planeta.

Recicle seu lixo. Como estamos ficando mais tempo em casa acabamos gerando mais resíduos. Reciclar evita o gasto desnecessário dos recursos naturais, ajuda a diminuir a concentração de lixo no ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas que geram renda com recicláveis.

Descarte correto o lixo. Essa medida evita a poluição e até mesmo a propagação de doenças. Ao jogar o lixo em uma região de mata ciliar, por exemplo, pode causar consequências na filtragem das águas pluviais que chegam até algum rio, prejudicando o destino final desse curso d’água com poluição e também os seres que vivem ali, como anfíbios, répteis, peixes e plantas.

Economize água. Essa é uma tarefa bastante simples: reduza o tempo de banho, verifique se há vazamentos em casa, aproveite a água da chuva e reutilize a água da máquina de lavar.

Economize energia. Ligue apenas os aparelhos elétricos necessários. Se estiver usando o computador, por exemplo, não é necessário ligar a televisão. Ao sair de um ambiente, verifique se a luz está ligada e, se sim, apague-a.

Evite o consumismo. Quando for comprar algo sempre se pergunte: “Eu realmente necessito disso?”. Diversas vezes compramos coisas sem necessidade naquele momento e contribuímos para o uso intensivo de recursos naturais.

Opte por alimentos orgânicos, sempre que possível. Ao escolher alimentos orgânicos - livres de agrotóxicos -, estamos não só protegendo a nossa saúde, como também o meio ambiente, que fica livre desses produtos.

Informe outras pessoas. Garantir um ambiente saudável é tarefa de todos nós e, portanto, é fundamental que informações sejam repassadas a todas as esferas da população. As crianças de hoje, por exemplo, serão as que mais sofrerão com as consequências do impacto negativo do homem na natureza, sendo assim, elas devem ser informadas sobre formas de reverter esse quadro.

Também divulgue o Pantanal no Brasil e no mundo como uma área importante que precisa ser conservada. Nossas riquezas ambientais são um valioso patrimônio e quanto mais as pessoas se conscientizarem da sua importância mais chance teremos de conservá-las.

A conservação ajuda no equilíbrio entre a humanidade e a natureza, favorecendo a harmonia entre todos os seres que habitam o planeta, sem falar que nossa saúde também depende disso. Vamos fazer nossa parte!

Wetlands International Brasil - Por meio da Wetlands International Brasil, o Programa Corredor Azul tem como objetivo salvaguardar a saúde e conectividade do Sistema Paraná-Paraguai de áreas úmidas em benefício das pessoas e da natureza.

No Pantanal, desenvolvemos ações direcionadas para a conservação da biodiversidade e incentiva o manejo sustentável pelas comunidades tradicionais e indígenas. Conheça mais do nosso trabalho através do Facebook, Twitter e Instagram.

Nos siga no Google Notícias