ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  07    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

Moradores do Jardim São Lourenço sofrem com alagamentos durante chuva

Reclamação é sobre falhas na drenagem que provocam enxurradas

Por Inara Silva | 06/01/2026 16:31


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do Jardim São Lourenço, em Campo Grande, enfrentam problemas recorrentes com alagamentos durante períodos chuvosos. O arquiteto Nestor Pache Anache, residente no bairro há oito anos, relata que as ruas se transformam em rios, causando danos às calçadas e invadindo residências. O problema está relacionado à deficiência no sistema de drenagem, especialmente nas bocas de lobo. A situação coincide com a chegada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul, que tem provocado chuvas intensas e variações bruscas de temperatura na primeira semana de janeiro.

Moradores do Jardim São Lourenço, em Campo Grande, enfrentam transtornos recorrentes sempre que chove. De acordo com o arquiteto Nestor Pache Anache, a situação é antiga, mas tem se agravado nos últimos anos. Com a força da enxurrada, as ruas se transformam em verdadeiros rios, provocando a destruição de calçadas, danos às raízes das árvores e a invasão de residências.

Morador do bairro há oito anos, Anache avalia que o problema está relacionado à falta de vazão da água da chuva. Segundo ele, a água se acumula sobre o asfalto devido à deficiência no sistema de drenagem, especialmente nas bocas de lobo.

Cansado de conviver com o problema, o arquiteto registrou em vídeo o avanço da enxurrada no cruzamento das ruas José de Freitas Guimarães e Ibirapuera, além do momento em que a água invadiu sua casa. Segundo ele, esta é a realidade de vários vizinhos da rua.

Frente Fria - A primeira semana de janeiro tem sido marcada por variações bruscas no tempo em Mato Grosso do Sul, com alternância entre períodos de estabilidade e momentos de chuva intensa, ventos fortes e temperaturas mais amenas. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), estas variações estão relacionadas a uma frente fria que atinge o Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.