Cano estoura e vazamento de água abre cratera no Bairro Monte Líbano
Buraco profundo ocupa parte da pista e calçada; concessionária foi acionada e prepara reparo na rede
Cratera aberta nesta segunda-feira (16) interditou uma quadra da Avenida Senador Ponce, entre as ruas Gonçalves Dias e Georges Sleiman Abdalla, no Jardim Monte Líbano, em Campo Grande. O bloqueio foi realizado pela concessionária Águas Guariroba, responsável pelo abastecimento de água e esgoto na cidade. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma cratera aberta na Avenida Senador Ponce, em Campo Grande, provocou a interdição total da via entre as ruas Gonçalves Dias e Georges Sleiman Abdalla, no Jardim Monte Líbano. O incidente ocorreu nesta segunda-feira (16), após o rompimento de um cano de água. O buraco, considerado profundo, ocupa parte da calçada e da faixa de rolamento, representando risco para pedestres e motoristas. A concessionária Águas Guariroba está no local com equipamentos para realizar os reparos necessários. Motoristas devem utilizar rotas alternativas pelas ruas Antônio Corrêa e Frei Gregório.
Com a interdição, motoristas que trafegam pela avenida precisam usar rotas alternativas, como as ruas Antônio Corrêa e Frei Gregório, tanto no sentido bairro quanto no sentido Centro.
O buraco está localizado no lado direito da pista para quem segue em direção à Avenida Eduardo Elias Zahran e ocupa parte da calçada e boa parte da faixa de rolamento. No local, há grande volume de água saindo de um cano rompido, o que pode ter provocado o afundamento do solo. A cratera é considerada profunda e representa risco para pedestres e condutores.
Morador da Avenida Senador Ponce há oito anos, João Evaristo, de 47 anos, afirma que esta é a quarta vez que o rompimento na rede provoca danos no local. Segundo ele, episódios anteriores já causaram prejuízos e riscos aos moradores.
“Uma vez, o buraco chegou a engolir um pé de acerola. Em outra ocasião, avançou para dentro da casa de um morador, danificando a calçada e provocando rachaduras. Depois de muitas reclamações, a concessionária veio e fez o reparo, mas o próprio morador teve que aterrar a área dentro do terreno dele”, relatou.
Ele também critica a demora nos consertos e diz que a principal preocupação é com a segurança. “Eles deixam o buraco e demoram para vir arrumar. Na verdade, o buraco é o de menos. O que preocupa é o risco para quem passa por aqui”, afirmou.
João ainda questiona as condições da tubulação. “Essa rede é muito antiga. Pelo que sabemos, os canos são de amianto, material que já foi condenado. Eles vêm, fazem um remendo e vão embora”, disse.

De acordo com o morador, o rompimento mais recente ocorreu durante a madrugada. “Hoje acordamos e estava assim. Mas e se isso acontece enquanto passa um carro ou uma pessoa está na calçada? É muito perigoso”, alertou. Ele também demonstrou preocupação com a qualidade da água. “Essa tubulação é antiga e isso deixa a gente inseguro. Estamos consumindo água que passa por esses canos”, reclamou.
Equipes da concessionária estão no local com uma retroescavadeira, mas os trabalhos de reparo ainda não haviam começado até o momento. A reportagem entrou em contato com a Águas Guariroba para obter mais informações sobre as causas do problema, o prazo para conclusão do serviço e aguarda retorno.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens:





