ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

Crianças tomam banho animadas em rio, no vai e vem da Ernesto Geisel

No vídeo, é possível observar ao menos sete crianças nadando e pulando nas águas do Anhanduí

Por Gabriel de Matos | 01/02/2024 17:13

Em tempo de calor, com muitos alerta sobre risco de afogamento, imagens na Avenida Ernesto Geisel chamam atenção. Crianças foram flagradas se divertindo nas águas do Rio Anhanduí, na altura do bairro Joquei Clube, em Campo Grande. O vídeo foi encaminhado pela vendedora Rose Maria Santos e registado por volta das 15h30.

No vídeo, é possível observar ao menos sete crianças nadando e pulando nas águas do rio, em frente ao Shopping Norte Sul. Eles não estavam acompanhados por adultos. A reportagem do Campo Grande News passou no local cerca de 40 minutos após o registro da vendedora e não encontrou as crianças.

Próximo ao local onde os meninos se banhavam, tinha uma placa do Programa Córrego Limpo indicando que a qualidade da água está regular. O indicativo é feito pela Prefeitura de Campo Grande. São cinco níveis: ótima, boa, regular, ruim e péssima.

Local onde as crianças estavam nadando no Rio Anhanduí (Foto: Paulo Francis)
Local onde as crianças estavam nadando no Rio Anhanduí (Foto: Paulo Francis)
Placa do Programa Córrego Limpo que indica a qualidade da água do Rio Anhanduí (Foto: Paulo Francis)
Placa do Programa Córrego Limpo que indica a qualidade da água do Rio Anhanduí (Foto: Paulo Francis)

A reportagem do Campo Grande News entrou em contato com a Prefeitura para informar qual a orientação ao se deparar com a situação. Em resposta, afirmara que o programa Córrego Limpo utiliza o IQACETESB (Índice da Qualidade da Água), desenvolvido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, para avaliar a qualidade da água.

Esse índice sintetiza várias informações sobre parâmetros físico-químicos em um único número, facilitando a compreensão pública. Ele reflete a contaminação dos corpos hídricos por esgotos domésticos e é usado para avaliar a qualidade da água para o abastecimento público.

"O enquadramento do Rio Anhandui segue a Resolução CERH/MS N° 18, que o classifica como Classe 3, destinada a diversos usos, incluindo abastecimento humano, irrigação, pesca, recreação e dessedentação animal", explica a Prefeitura em nota.

[**] Matéria editada às 14h04 do dia 5 de fevereiro de 2024 para acréscimo de informação.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias