ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Direto das Ruas

Marcação de consulta só uma vez na semana gera queixas

“E se a gente chega lá na segunda, terça, quinta e sexta-feira aquele posto está praticamente deserto”

Aline dos Santos e Guilherme Henri | 29/03/2018 13:11
Agenda restrita da UBSF Ana Maria do Couto motiva reclamação ao Campo Grande News.  (Foto: Marina Pacheco)
Agenda restrita da UBSF Ana Maria do Couto motiva reclamação ao Campo Grande News. (Foto: Marina Pacheco)

O sistema para agendar consultas na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Ana Maria do Couto motiva reclamação e dúvidas de leitora do Campo Grande News. O relato é de que o agendamento só é feito as quarta-feiras.

Conforme a reclamante, outros postos de saúde realizam agendamento de segunda a sexta-feira. “Se você conseguir uma senha na quarta-feira, beleza. Na próxima quarta-feira você consulta. Caso não consiga, tem que fica tentando toda quarta-feira até conseguir”, diz.

E prossegue na reclamação: “E se a gente chega lá na segunda, terça, quinta e sexta-feira aquele posto está praticamente deserto”, afirma. A mulher conta que conseguiu, na semana passada, agendar consulta para a filha de 5 anos.

Contudo, ligaram do postos de saúde ontem (dia 28) e informaram que a consulta foi cancelada porque a médica não iria atender. A leitora questionou se a consulta seria remarcada. A pessoa não soube esclarecer, mas disse que elas deveriam ir ao posto de saúde na quarta-feira e ver se a médica irá atender. “Onde vamos parar com tanto descaso?”, questiona a leitora.

Prefeitura - Conforme a Secretaria de Saúde, na UBSF Ana Maria do Couto há duas áreas de atendimento, sendo que para cada área há um profissional médico. Entretanto, um destes profissionais tem faltado com frequência, inclusive nesta quarta-feira (28), informando a ausência minutos antes da abertura da unidade. Todos os pacientes agendados foram reagendados para a próxima quarta - o mesmo ocorreu em outras datas que o profissional se ausentou. Os casos mais agudos foram atendidos pelo outro médico. "As ausências deste profissional já foram relatadas à SESAU que adotará as medidas administrativas necessárias para normalizar o atendimento, até mesmo com a substituição deste funcionário".

Ocorre, também, que a abertura de agendamento de consultas para os dois profissionais é realizada às quartas-feiras, ou seja: hoje foram agendados os pacientes que serão atendidos durante toda a próxima semana (2 a 5 de abril). "A abertura de agenda é definida com o Conselho Local de Saúde onde há presentantes da associação do bairro, pacientes e outros membros. Os agendamentos ocorrem para as consultas em que os pacientes precisam renovar receitas, acompanhar exames, marcar outros procedimentos. Já nos casos agudos, o paciente pode ser atendido no mesmo dia, dependo da gravidade do caso", detalhou a secretaria.

Direto das Ruas - A sugestão de reportagem chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias