ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 27º

Política

Corrida dos Poderes cresce e vai além do incentivo aos servidores

Chefes destacam como a competição ganhou espaço entre os moradores da Capital

Por Gustavo Bonotto e Kamila Alcântara | 07/11/2026 18:03
Corrida dos Poderes cresce e vai além do incentivo aos servidores
O governador Eduardo Riedel ao lado da esposa, Mônica, do deputado e presidente da Alems, Gerson Claro, e do desembargador Dorival Pavan, durante a abertura da Corrida dos Poderes. (Foto: Paulo Francis)

Criada há quatro anos para incentivar servidores públicos a praticar atividades físicas, a Corrida dos Poderes ganhou espaço entre os moradores de Campo Grande e despertou o interesse de municípios do interior segundo os organizadores. Durante a quarta edição do evento, realizada neste sábado (7), no Parque dos Poderes, o governador Eduardo Riedel (PP), o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), e o desembargador Dorival Renato Pavan destacaram a expansão da iniciativa, que reuniu 4,2 mil inscritos e marcou a inauguração de uma nova estrutura de convivência aberta à população.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A quarta edição da Corrida dos Poderes foi realizada neste sábado (7), no Parque dos Poderes, em Campo Grande, com 4.200 inscrições. Criada para estimular servidores públicos a se exercitarem, a prova hoje atrai famílias e atletas. O governador Eduardo Riedel, Gerson Claro e o desembargador Dorival Pavan destacaram a adesão popular. Houve provas de 5 km e 10 km, caminhada e corrida infantil. O evento arrecadou mais de 4 mil brinquedos para a campanha Caixa Encantada.

Riedel lembrou que a competição nasceu com o objetivo de estimular os funcionários públicos a abandonar o sedentarismo, mas acabou por fortalecer o uso do Parque dos Poderes como espaço de esporte e lazer para toda a cidade.

"Acho que reúne um pouco de cada conceito, né? Primeiro lá atrás, a visão de chamar o servidor público para atividade física, para sair daquela zona muitas vezes de conforto, mas acima de tudo num espaço, que é aqui o Parque dos Poderes, que virou um espaço da sociedade sul-mato-grossense, do povo campo-grandense", afirmou.

O governador destacou que a região, antes associada principalmente ao funcionamento dos órgãos estaduais, passou a receber famílias, corredores e grupos que aproveitam as ruas e áreas verdes para se exercitar, inclusive nos fins de semana e durante a noite.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Para o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro, a continuidade da corrida representa um resultado da união entre as instituições que participam da organização. Segundo ele, o interesse pela iniciativa já ultrapassou os limites da Capital.

"Todos os municípios nos pedem hoje para que a gente faça pelo menos uma corrida durante o ano. Então eu tenho certeza que isso vai ficar como legado do nosso trabalho, da integração e do que os deputados querem, né, com a abertura da Assembleia e a abertura dos poderes para a população", declarou.

A edição deste ano também foi precedida por atividades preparatórias no interior. O calendário incluiu treinões em Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas e Costa Rica, realizados entre abril e julho, como parte das ações de incentivo à prática esportiva.

Gerson agradeceu às pessoas que participaram da criação e consolidação da prova, especialmente a primeira-dama Mônica Riedel, a esposa Kátia Claro e a organizadora Kassilene Cardadeiro.

"Primeiro, um sentimento de gratidão. Gratidão pelas pessoas que idealizaram, os apoiadores, a Fundesporte, Poder Executivo, todo mundo que abraçou isso como um projeto de vida, como um projeto de saúde e que fez isso virar um sucesso", afirmou.

O desembargador Dorival Renato Pavan, presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), também recordou o início da iniciativa. Segundo ele, a proposta apresentada pelas organizadoras há quatro anos era reunir os servidores em uma atividade que estimulasse hábitos mais saudáveis.

Pavan destacou que a competição deixou de envolver apenas funcionários públicos e passou a mobilizar diferentes segmentos da sociedade, com a participação de famílias, atletas e pessoas que encontraram no evento uma oportunidade para começar a praticar exercícios.

"A corrida dos poderes virou um momento, Paulo, um momento de chamamento à reflexão inclusive sobre o papel do bem-estar e do esporte na vida das pessoas de uma maneira geral", disse.

O presidente do Tribunal de Justiça também ressaltou a participação conjunta das instituições estaduais, cada uma com suas responsabilidades, em uma atividade voltada à saúde e à aproximação com a população.

Espaço de convivência - A quarta edição também marcou a inauguração de uma estrutura de apoio para os frequentadores do Parque dos Poderes. O espaço foi construído pela Assembleia Legislativa em frente ao estacionamento da instituição, onde ocorreu a concentração dos participantes.

O local conta com banheiros masculinos e femininos, inclusive adaptados para pessoas com deficiência, bebedouros para adultos, crianças e animais de estimação, bicicletário, calibrador de pneus e equipamento de vaporização de água.

A estrutura inclui ainda um parquinho infantil e um mirante voltado para o pôr do sol. A proposta é oferecer mais conforto às pessoas que utilizam o parque para caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e outras atividades ao ar livre.

Durante a inauguração, Riedel elogiou a iniciativa da Assembleia e afirmou que a construção complementa as melhorias realizadas na região, especialmente para quem frequenta o local fora do horário de funcionamento das repartições públicas.

"E a Assembleia, ao fazer um equipamento desse aqui, coroa todo esse espaço com a reforma que ela tá fazendo, estacionamento, traz essa novidade e serviço para a sociedade campo-grandense que utiliza o Parque dos Poderes. Então, todo mundo de parabéns pela iniciativa e ganha Campo Grande", declarou.

Pavan também destacou a importância da infraestrutura para os moradores. Segundo ele, a instalação oferece suporte a quem já utiliza o parque e contribui para ampliar as possibilidades de lazer.

"Aqui vocês estão dando uma contribuição, oferecendo uma infraestrutura de suporte, de apoio a todas essas pessoas dentro do espaço da Assembleia Legislativa. Vocês dão essa demonstração de responsabilidade, de apoio e carinho para a população sul-mato-grossense", afirmou.