Moradora reclama de obra que tira sossego da vizinhança até no domingo
Desde março, obras do Viaduto Jardim Veraneio incomodam moradores da Av. Desembargador Leão Neto do Carmo
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores próximos à obra do Viaduto Jardim Veraneio, em Campo Grande, reclamam de barulho constante de maquinário, inclusive aos finais de semana. A construção, iniciada em maio de 2022, tem gerado transtornos desde março deste ano, com máquinas operando a partir das 6h, de segunda a segunda. Além do ruído, moradores relatam trepidações nos apartamentos. A obra, orçada em R$ 25 milhões, é uma compensação da construtora Plaenge à Prefeitura. A síndica do residencial afetado buscou contato com o engenheiro responsável, mas ainda não obteve resposta da construtora. Moradores pedem providências para garantir o descanso, principalmente aos domingos.
As obras do Viaduto Jardim Veraneio, no anel viário, têm causado transtornos para moradores que não conseguem uma janela de descanso nem aos finais de semana, devido ao barulho de maquinário na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo. A matéria foi sugerida pelo canal Direto das Ruas neste domingo (13).
Alyne Karla, de 39 anos, mora em um residencial localizado próximo ao local onde as máquinas operam desde março na avenida. Gerente administrativa, ela comenta que, durante a semana, o trabalho começa por volta das 6h.
“Eles trabalham de segunda a segunda e nós, moradores, não estamos tendo tranquilidade nem no domingo. Não é só o barulho, a trepidação que os apartamentos vêm sofrendo é horrível, acordamos com o apartamento tremendo”, relata.
O viaduto, construído no cruzamento da BR-163 (chamada de Avenida Alexandre Herculano no perímetro urbano) com a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, em Campo Grande, começou a sair do papel em 2 de maio do ano passado.
Com valor de R$ 25 milhões, a construção é uma medida compensatória de trânsito exigida pela Prefeitura de Campo Grande da construtora Plaenge, que executa residenciais na região da Chácara dos Poderes. A estrutura contempla quatro alças de acesso à rodovia, além de retornos por alça localizada abaixo do viaduto e duas rotatória nos cruzamentos da Desembargador Leão Neto do Carmo com Rua João Kussarev e com a Rua Cruz de Malta.
Embora a obra tenha começado há mais de um ano, Alyne relata que o incômodo com o barulho incessante teve início apenas em março deste ano. “Como a obra foi por partes, eles vieram abrindo a avenida e agora estão aqui na região, bem no cruzamento. Desde março estamos vivendo isso”, afirma.
Devido à queixa dela e de outros moradores, a síndica do residencial acionou o engenheiro responsável. No entanto, até o momento, nenhuma devolutiva foi apresentada pela construtora.
A reportagem procurou a construtora responsável neste domingo.
Em nota, a equipe responsável pelas obras lamentou o inconveniente que possa ter sido gerado, informando que o fluxo da obra segue para a fase final de construção.
A equipe explicou que a jornada excepcional é adotada em situações específicas, como domingos ou feriados, mas, nesses casos, é evitada a utilização de máquinas e equipamentos que possam gerar ruídos próximos às residências.
Sobre o uso de máquinas neste domingo, a assessoria informou que, após tomar conhecimento do caso, a orientação foi pela interrupção dos trabalhos.
“No entanto, hoje, conforme apurado, uma das empreiteiras envolvidas nesta fase da obra utilizou equipamentos que contrariaram os procedimentos e a programação de trabalho para esta data. A orientação imediata foi de interrupção do trabalho, e uma apuração interna detalhada será feita para adotar medidas ainda mais rígidas que evitem a repetição do fato”, declarou a equipe.
Para assuntos relacionados à obra, está disponível o canal (67) 92001-9510, que realiza tratativas caso a caso, respondendo dúvidas, atendendo demandas dos moradores do entorno e compartilhando atualizações contínuas sobre o andamento da obra.
*Matéria atualizada às 13h15 para acrescentar a resposta da assessoria.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.