ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Direto das Ruas

Mudança em nome de rua prejudica moradores de 6 condomínios

Lei proposta por vereador mudou nome da Rua Rio Claro para homenagear delegado que já dá nome à Acadepol

Caroline Maldonado | 24/09/2021 10:56
Em mapa, na internet, ainda consta o nome antigo da Rua Rio Claro. (Imagem: Reprodução/Google Maps)
Em mapa, na internet, ainda consta o nome antigo da Rua Rio Claro. (Imagem: Reprodução/Google Maps)

Moradores de seis condomínios estão revoltados com a mudança no nome da Rua Rio Claro, que agora é Rua Delegado Júlio César da Fonte Nogueira, após lei sancionada em 2019. Os síndicos estão fazendo um abaixo-assinado para desfazer a mudança.

No mapa, ainda consta o nome antigo, mas na consulta do CEP (Código de Endereçamento Postal) houve alteração, que pegou de surpresa os moradores, conforme o síndico do condomínio Ecoparque III, Evilásio Duarte.

“Está sendo um transtorno para todos os moradores dos condomínios. Estamos recolhendo as assinaturas e vamos levar à Câmara Municipal e Prefeitura para reverter isso. Temos, pelo menos, 300 famílias morando aqui na rua que estão sendo prejudicadas”, reclama o síndico.

Lei sobre alteração de nome de rua sofreu várias mudanças propostas por vereadores. (Foto: Henrique Kawaminami)
Lei sobre alteração de nome de rua sofreu várias mudanças propostas por vereadores. (Foto: Henrique Kawaminami)

Mudança - A rua teve o nome alterado depois que o então vereador Wellington de Oliveira (PSDB), o "Delegado Wellington" fez o projeto, aprovado pela maioria dos parlamentares e sancionado pelo prefeito. Os moradores alegam que nem foram consultados sobre a ideia de mudar o nome da rua.

O vereador quis fazer uma homenagem póstuma a um delegado de polícia. Na rua, fica a sede da Acadepol (Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira), que já leva o nome do delegado.

O fato de já existir uma homenagem ao delegado no local, revoltou ainda mais os moradores. "Já tem uma placa ali com o nome do homenageado. Para que mudar o nome da rua. Os vereadores têm coisa mais importante para fazer", reclama a moradora do condomínio Ecoparque III, Marcella da Silva, que enviou a informação ao Campo Grande News pelo Direto das Ruas.

O vereador não precisou da aprovação dos moradores para propor a mudança, porque, em 2019, vereadores conseguiram revogar a lei de autoria de um parlamentar, que exigia a concordância de mais de 60% dos moradores da rua, no caso de alteração de denominação.

A lei de autoria dos vereadores William Maksoud (PTB) e Epaminondas Vicente Silva Neto, o "Papy" (Solidariedade) e o então vereador Odilon de Oliveira Júnior (PSD), revogou a lei do então vereador Eduardo Romero (Rede), que previa a aprovação dos moradores.

Só em outubro de 2020, depois de muitas reclamações, projeto do então vereador André Salineiro, à época do PSDB e, atualmente, filiado ao Podemos, reverteu a situação. Com isso, ficou revogada a lei que prejudicou os moradores. Atualmente, nenhuma rua pode ter o nome alterado sem consentimento de dois terços dos moradores.

Direto das Ruas - Essa informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação.

Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias