ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Servidor reclama de descumprimento de decisão sobre consignado

Banco começou a descontar valor integral do salário, levando o servidor ao desespero

Gabriel Neris | 04/05/2018 16:53
Justiça pediu que banco se manifeste no prazo de 10 dias sobre descumprimento de decisão (Foto: Arquivo)
Justiça pediu que banco se manifeste no prazo de 10 dias sobre descumprimento de decisão (Foto: Arquivo)

Servidor público estadual, de 52 anos, e que prefere não se identificar, reclama do descumprimento de decisão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), determinando que o Banco do Brasil não desconte em conta corrente o empréstimo feito pelo trabalhador.

O servidor aponta que fez consignados em 2013 e que até o passado era feito o desconto de 30% do salário líquido. Porém, perdeu parte da renda que obtinha. De acordo com a ação, o banco começou a descontar mais de R$ 2,3 mil – o valor integral do salário –, levando o servidor ao desespero. “Fiquei praticamente sem nada, penhoraram meu salário”, reclamou.

Desembargadores decidiram que o banco não deveria descontar nenhum centavo a mais e apresentar uma solução para o caso. Mas, conforme a ação, o Banco do Brasil voltar a descontar 30% do salário líquido, rejeitando a decisão judicial.

O servidor afirma que o banco não quis renegociar. “Passei dezembro do ano passado e janeiro de 2018 praticamente sem nada. Até meu 13º salário 'levaram'. O que me apresentaram era um valor fora da minha realidade, que não conseguiria pagar. Um absurdo”, protesta.

Em sua defesa, o Banco argumentou que o descontou foi autorizado, de forma legal, pelo funcionário público. No último andamento do processo, o juiz Ricardo Gomes Façanha, da 19ª Vara Cível de Competência Especial, determinou que o Banco do Brasil se manifeste em até dez dias sobre o descumprimento da decisão judicial.

Nos siga no Google Notícias