ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Aftosa deixa pecuaristas paraguaios preocupados com perda de mercado

Edmir Conceição | 19/09/2011 11:02

Outra preocupação das autoridades paraguaias é com os empregos no setor frigorífico. Com a suspensão das exportações, calcula-se que 6 mil trabalhadores serão afetados diretamente.

Frigorífico paraguaio - fim das exportações vão colocar setor em recesso. (Foto: ABC color)
Frigorífico paraguaio - fim das exportações vão colocar setor em recesso. (Foto: ABC color)

Os pecuaristas paraguaios estão preocupados com o foco de febre aftosa no Departamento de San Pedro, a 150 quilômetros da fronteira com Mato Grosso do Sul. Mercado de carne é a segunda fonte de divisas e tem peso considerável nas exportações do Paraguai. Os pecuaristas querem saber como será o futuro com o fechamento desse mercado. O primeiro pais a mencionar o bloqueio à carne paraguaia é o Chile, segundo o jornal ABC Color.

A origem da aftosa ainda não foi identificada. A Câmara Paraguaia de Carne quer essa informação da Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Animal), que foi informada das suspeitas há uma semana e só confirmou o foco oficialmente nesta segunda-feira, com dados sobre o controle e fiscalização do governo.

Para os pecuaristas, as autoridades sanitárias teriam falhado na fiscalização. Há pelo menos três semanas técnicos discutiram a hipótese de a aftosa voltar a contaminar o rebanho.

De acordo com o jornal ABC Color, o presidente interino da Senacsa, Simón Van Humbeck, se reuniu hoje cedo com o presidente Fernando Lugo e solicitou decreto de emergência distrital para que seja feito bloqueio. Ele admitiu que houve rumores há 20 dias sobre a aftosa e somente no último sábado é que o governo começou a investigar.

Neste domingo à noite os técnicos confirmaram a presença de aftosa em 13 cabeças de gado na fazenda do presidente da Associação Rural.

Empregos - Outra preocupação das autoridades paraguaias é com os empregos no setor frigorífico. Com a suspensão das exportações, calcula-se que 6 mil trabalhadores serão afetados diretamente. Os principais mercados do Paraguai são o Chile, Rússia e Europa.

Nos siga no Google Notícias