ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Além de MS, outros dois estados participam de comitiva na ásia

Governador do Estado juntamente com empresários brasileiros buscam novos investimentos na Índia

Por Judson Marinho | 05/08/2025 16:45
Além de MS, outros dois estados participam de comitiva na ásia
Governador Eduardo Riedel (PSDB) ao lado do presidente da Fiems, Sérgio Longen durante coletiva sobre a viagem para a Ásia (Foto: Henrique Kawaminami)

A caminho da Ásia, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), integra a comitiva brasileira que participará do Lide Brasil Índia Fórum, ao lado de representantes dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Governador de MS integra comitiva em missão à Ásia para atrair investimentos. Eduardo Riedel participa do Lide Brasil Índia Fórum, em Mumbai, buscando negócios no agronegócio e outros setores. A comitiva inclui representantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e empresas como Embraer e Vale. Riedel visitará também Japão e Singapura para encontros com empresas e autoridades. Na agenda, estão previstas reuniões com grupos como Tata, Mahindra, Sumitomo e Mitsui, além de visitas à Expo Osaka 2025 e instituições em Singapura. O objetivo é fortalecer MS como polo de desenvolvimento sustentável. Barbosinha assume o governo interinamente durante os 12 dias da viagem.

No grupo, além de executivos de empresas como a Embraer e a Vale, viajam para a Índia Fernanda Curdi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Governo do Rio de Janeiro, e representantes da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), que faz parte do Governo do Estado de Minas Gerais.

A comitiva brasileira no evento deve contar com cerca de 80 empresários brasileiros que buscam novos negócios com o setor produtivo indiano e o mercado asiático.

Entre os empresários estão executivos da Embraer (Márcio Monteiro, VP da Embraer Defesa e Segurança), Vale (Mário Raulino, diretor-Ásia da Vale), Ambipar (Rafael Tello, VP de Sustentabilidade), XP (César Chicayban, CEO da XP Private Banking) e Roberto Rodrigues (embaixador da FAO para o Cooperativismo).

A previsão é de que o governador Eduardo Riedel desembarque na cidade de Mumbai, na Índia, por volta das 17h (horário de MS) para participar do fórum.

De acordo com a programação do evento, o Mato Grosso do Sul participará ativamente do Lide Brasil Índia Fórum, apresentando um painel sobre agronegócios intitulado “Oportunidades e perspectivas do mercado do agronegócio entre Brasil e Índia”.

O painel também conta com a participação da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), através do presidente da instituição, Sérgio Longen.

O Lide Brasil Índia Fórum será realizado entre os dias 6 e 9 de agosto. A programação prevê visitas técnicas dos participantes a grandes empresas da Índia.

O evento reúne empresários e autoridades na cidade indiana para debater iniciativas bilaterais e novas oportunidades de investimento voltadas ao Brasil.

De acordo com o governo estadual, a missão internacional tem caráter estratégico e busca consolidar a imagem de Mato Grosso do Sul como um polo de desenvolvimento econômico e sustentável.

Programação do governador – Conforme informado em reportagens do Campo Grande News, a viagem do governador começa por Mumbai, na Índia, onde Riedel deve se reunir com empresas como a ACG, da área farmacêutica, a UPL Fertilizantes e conglomerados industriais como o Tata Group, Aditya Birla (especializado em alimentos) e Mahindra, fabricante de máquinas agrícolas. Também está prevista uma audiência com o governador do Estado de Maharashtra.

No Japão, a delegação de Mato Grosso do Sul participará de atividades relacionadas à Expo Osaka 2025 e terá encontros com importantes representantes da indústria japonesa, como a Keidanren (Confederação Nacional da Indústria) e os grupos Sumitomo e Mitsui, ambos com histórico de investimentos no setor do agronegócio.

A última etapa dos compromissos internacionais será em Singapura, onde Riedel se reunirá com o ministro do Comércio, Alvin Tan, e visitará instituições como a RGE, holding que controla a Bracell (empresa com operações no Estado), além da MTAS (Associação dos Importadores de Proteína Animal) e os fundos soberanos Temasek e GIC. Também estão previstas reuniões com representantes da Enterprise Singapore, agência de promoção de exportações do país.

Pedido de licença – Para poder se ausentar do país, o governador Eduardo Riedel (PSDB) encaminhou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um ofício solicitando autorização para as viagens mencionadas na reportagem.

Ficando fora do país por 12 dias, o governador de Mato Grosso do Sul "passou o bastão" do comando do Estado, de forma temporária, para o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD).