Além de MS, outros dois estados participam de comitiva na ásia
Governador do Estado juntamente com empresários brasileiros buscam novos investimentos na Índia

A caminho da Ásia, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), integra a comitiva brasileira que participará do Lide Brasil Índia Fórum, ao lado de representantes dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Governador de MS integra comitiva em missão à Ásia para atrair investimentos. Eduardo Riedel participa do Lide Brasil Índia Fórum, em Mumbai, buscando negócios no agronegócio e outros setores. A comitiva inclui representantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e empresas como Embraer e Vale. Riedel visitará também Japão e Singapura para encontros com empresas e autoridades. Na agenda, estão previstas reuniões com grupos como Tata, Mahindra, Sumitomo e Mitsui, além de visitas à Expo Osaka 2025 e instituições em Singapura. O objetivo é fortalecer MS como polo de desenvolvimento sustentável. Barbosinha assume o governo interinamente durante os 12 dias da viagem.
No grupo, além de executivos de empresas como a Embraer e a Vale, viajam para a Índia Fernanda Curdi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Governo do Rio de Janeiro, e representantes da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), que faz parte do Governo do Estado de Minas Gerais.
- Leia Também
- Estado não reduzirá servidores, mas aprovados em concursos ficarão na geladeira
- Riedel embarca para a Ásia e Barbosinha assume governo do Estado
A comitiva brasileira no evento deve contar com cerca de 80 empresários brasileiros que buscam novos negócios com o setor produtivo indiano e o mercado asiático.
Entre os empresários estão executivos da Embraer (Márcio Monteiro, VP da Embraer Defesa e Segurança), Vale (Mário Raulino, diretor-Ásia da Vale), Ambipar (Rafael Tello, VP de Sustentabilidade), XP (César Chicayban, CEO da XP Private Banking) e Roberto Rodrigues (embaixador da FAO para o Cooperativismo).
A previsão é de que o governador Eduardo Riedel desembarque na cidade de Mumbai, na Índia, por volta das 17h (horário de MS) para participar do fórum.
De acordo com a programação do evento, o Mato Grosso do Sul participará ativamente do Lide Brasil Índia Fórum, apresentando um painel sobre agronegócios intitulado “Oportunidades e perspectivas do mercado do agronegócio entre Brasil e Índia”.
O painel também conta com a participação da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), através do presidente da instituição, Sérgio Longen.
O Lide Brasil Índia Fórum será realizado entre os dias 6 e 9 de agosto. A programação prevê visitas técnicas dos participantes a grandes empresas da Índia.
O evento reúne empresários e autoridades na cidade indiana para debater iniciativas bilaterais e novas oportunidades de investimento voltadas ao Brasil.
De acordo com o governo estadual, a missão internacional tem caráter estratégico e busca consolidar a imagem de Mato Grosso do Sul como um polo de desenvolvimento econômico e sustentável.
Programação do governador – Conforme informado em reportagens do Campo Grande News, a viagem do governador começa por Mumbai, na Índia, onde Riedel deve se reunir com empresas como a ACG, da área farmacêutica, a UPL Fertilizantes e conglomerados industriais como o Tata Group, Aditya Birla (especializado em alimentos) e Mahindra, fabricante de máquinas agrícolas. Também está prevista uma audiência com o governador do Estado de Maharashtra.
No Japão, a delegação de Mato Grosso do Sul participará de atividades relacionadas à Expo Osaka 2025 e terá encontros com importantes representantes da indústria japonesa, como a Keidanren (Confederação Nacional da Indústria) e os grupos Sumitomo e Mitsui, ambos com histórico de investimentos no setor do agronegócio.
A última etapa dos compromissos internacionais será em Singapura, onde Riedel se reunirá com o ministro do Comércio, Alvin Tan, e visitará instituições como a RGE, holding que controla a Bracell (empresa com operações no Estado), além da MTAS (Associação dos Importadores de Proteína Animal) e os fundos soberanos Temasek e GIC. Também estão previstas reuniões com representantes da Enterprise Singapore, agência de promoção de exportações do país.
Pedido de licença – Para poder se ausentar do país, o governador Eduardo Riedel (PSDB) encaminhou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um ofício solicitando autorização para as viagens mencionadas na reportagem.
Ficando fora do país por 12 dias, o governador de Mato Grosso do Sul "passou o bastão" do comando do Estado, de forma temporária, para o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD).