ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Após vexame na Copa, lojas vão estocar produtos para Olímpiadas

Luciana Brazil e Caroline Maldonado | 09/07/2014 16:27
Vendedores retiram artigos da Copa e vão esperar as Olimpíadas em 2016. (Fotos: Marcos Ermínio)
Vendedores retiram artigos da Copa e vão esperar as Olimpíadas em 2016. (Fotos: Marcos Ermínio)
Na segunda-feira, antes das oitavas-de-final, as vendas já tinham caído e a promoção virou chamariz.
Na segunda-feira, antes das oitavas-de-final, as vendas já tinham caído e a promoção virou chamariz.

Depois da amarga derrota da seleção brasileira por 7 a 1 para a Alemanha, a quarta-feira amanheceu mais cinzenta no comércio de Campo Grande. O verde e amarelo, dolorosamente, começaram a sair de campo. Hoje pela manhã, lojistas recolhiam parte dos produtos que estavam à venda nas prateleiras à espera do título. Alguns comerciantes acabaram ficando com estoque lotado, já que acreditavam em uma final no Mundial. Agora, vão encaixotar os produtos e esperar as Olimpíadas de 2016.

Bandeiras, perucas, cornetas, e até a imitação da taça Jules Rimet, tudo com as cores do país, já não empolgavam mais os clientes hoje (8) cedo, mesmo com a disputa do terceiro lugar, no próximo sábado. O gerente da loja Planeta, Pedro Francisco Magalhães, não teve outra opção, a não ser levar tudo para o depósito. “Vamos encaixotar e guardar para 2016”, disse se referindo aos jogos olímpicos.

O comerciante autônomo, José Carlos Oliveira, comprou muitos adereços na Bolívia para revender no Brasil. Ele conta que vários lojistas exageraram nas compras e acabaram com muitos produtos. Experiente, José disse ainda que já previa a demanda para os primeiros jogos e por isso não teve prejuízos. “Quando jogou com a Colômbia eu consegui vender tudo e não quis mais arriscar porque já tenho experiência de outras Copas”

O gerente Pedro Francisco garante que a empresa não comprou muito além do necessário. Dois meses antes do início do Mundial, a empresa já preparava os utensílios e só estocava conforme o desempenho da seleção. “A gente não faz a loucura de aumentar muito o estoque porque tem esse risco”.

Na primeira fase do mundial, o vendedor Paulo Henrique, lembra que muitos produtos foram vendidos. “A loja (Planeta) teve até que comprar de outras lojas pequenas para repor o estoque”, disse. Com o início das oitavas - de - final, onde o Brasil enfrentou o Chile, o movimento dos clientes começou a cair.
Na segunda-feira, antes das quartas – de – final, para tentar atrair os clientes, a loja apelou fazendo desconto de 50% em todos os artigos da Copa. “Mas não adiantou”, diz o vendedor sobre o medo do torcedor.

No próximo sábado, o Brasil disputa o terceiro lugar no Mundial. O país espera que além das vendas, o time sai vitorioso no fim do dia.

Nos siga no Google Notícias