ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Aposentados vão ser recadastrados, a partir de agosto

Redação | 04/05/2010 14:59

Os aposentados e pensionistas vão passar por recadastramento, que será realizado em quatro etapas, a partir do dia 10 de agosto, informou hoje (4) a secretária-adjunta de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Maria do Socorro Mendes Gomes.

Em 2011, vão ser suspensos, preventivamente, os pagamentos de benefícios daqueles que não forem encontrados.

O recadastramento é uma necessidade diante do novo padrão tecnológico de registro dos servidores, que vai ser implantado a partir do ano que vem, de acordo com Maria do Socorro.

Aposentados e pensionistas que não tiverem como comparecer aos bancos para se recadastrar terão à disposição atendimento gratuito em um telefone 0800. Os segurados que recebem vencimentos por meio de procuradores ou representantes legais vão receber visitas de servidores da Secretaria de Recursos Humanos. Eles vão checar a situação dos beneficiários.

Segundo a secretária, a medida evitará que ocorram recebimentos indevidos, depois da morte do segurado. A partir deste mês, haverá uma campanha nos meios de comunicação informando os períodos de recadastramento. Para se recadastrar, o segurado deverá apresentar, nas fontes pagadoras, a carteira de identidade, o contracheque, um comprovante de residência e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A previsão é recadastrar 305 mil aposentados e 330 mil pensionistas da União, além de 6,4 mil militares da reserva. A secretaria vai fazer um convênio com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB), além de outros bancos, para a atualização dos dados. O BB paga o benefício de 296 mil aposentados por mês e de 234 mil pensionistas. A Caixa administra o pagamento de 36 mil aposentados e 34 mil pensionistas.

Ainda não foram determinados os critérios para a ordem do recadastramento, que poderá ser por data de nascimento, ordem alfabética do primeiro nome, número de conta ou faixa etária.

Nos siga no Google Notícias