ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Brasil tem a segunda maior tarifa celular no mundo

Redação | 09/02/2010 07:28

No estado que tem mais celulares que habitantes, a notícia é de assustar. O Brasil só perde para a África do Sul quando no preço do minuto de ligação de telefone celular.

A reportagem foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo, com base em levantamento da consultoria europeia Bernstein Research. Além de Mato Grosso do Sul, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul já superaram a média de mais de 1 celular por habitante.

A justificativa para o alto custo é a carga tributária e o valor extra cobrado por minuto de seus clientes quando estes telefonam para um assinante da concorrente.

Em média, o consumidor brasileiro paga R$ 0,45 por minuto, segundo a pesquisa, em chamadas locais para celulares da própria operadora. Esse valor passa de R$ 1 caso a chamada termine em um número da operadora móvel concorrente.

A carga tributária, em média, é de 42% do preço por minuto ao consumidor. O setor diz que é uma das cargas mais pesadas do mundo, enfatiza a reportagem.

Na tentativa de reduzir as tarifas, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) contratou uma consultoria especializada para ajudá-la a definir o modelo de custo dos serviços prestados pelas operadoras móveis.

O trabalho deverá ser concluído em 18 meses.

Nos siga no Google Notícias